Virginiana, pessoa simples e alegre, sempre disposta a ajudar o próximo. Assim se descreve a arquiteta Iris Schmitt. “Estou sempre na luta pelos meus objetivos e daqueles que amo”, reflete.

Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Caxias do Sul, Iris comenta que teve uma infância de muitas brincadeiras. Uma adolescência de muito estudo e trabalho. E atualmente, uma vida adulta que se encaminha para a realização plena.

Para ela a mãe Marina, é exemplo. “Ela é, doses de incentivos nos meus sonhos e amor, explica”. Natural de Sapiranga, Iris nos revela uma curiosidade. “Adoro desenhar a mão e pintar telas. Só os amigos muito chegados sabem disso, além da minha família”, diz.

Amiga, amável e sempre com um olhar positivo da vida, dessa forma, Iris procura encarar seu dia a dia. Ela é proprietária do Iris Schmitt Arquitetura Contemporânea. Profissão que a realiza muito. “Eu amo meu trabalho. Meu escritório de arquitetura me satisfaz, pois ao realizar os sonhos dos outros em projetos e acompanhamentos de obras, eu alcanço os meus. A maior recompensa é a amizade, carinho e o sorriso no rosto dos meus clientes”, assegura.

Iris explica que escolheu esta profissão por que sempre gostou de desenhar e das artes em geral. “Quando descobri que seria uma forma de humanizar, e consequentemente qualificar a vida das pessoas, tive certeza que a arquitetura seria meu trabalho no mundo. Eu sempre colocarei o ser humano acima de qualquer coisa”, completa.
Quanto a posição da mulher no mundo profissional ela diz que nunca encontrou empecilhos por estar na posição feminina. “Ao contrário, ser mulher é um dom de Deus. O respeito e admiração é algo conquistado com o tempo e tenho certeza que nossa sociedade caminhará para a igualdade em todos os âmbitos”, esclarece.

Para finalizar, Iris fala um pouquinho da sua experiência como soberana da Fenachamp. “Tornar-me Soberana desta grande festa foi mais um sonho realizado em minha vida, um sonho que antes não passava por minha cabeça, mas que quando foi plantado em meu coração, abracei com amor e garra”, emociona-se. E explica: “Ser princesa é poder representar a minha Festa e a minha cidade com carinho, é poder levar nosso nome ao estado e país. Falar da alegria e trabalho pleno do nosso povo, das nossas belezas e atrativos e, claro, dos nossos nobres e premiados espumantes”, enfatiza.