Uma mulher prática, objetiva, responsável, que procura levar a vida com leveza, apesar de ser perfeccionista, que vê o outro lado das coisas, intensa em suas emoções e sentimentos e preza uma boa amizade. Assim se descreve Iraci Dalla Valle. Bento-gonçalvense, Católica, capricorniana, amante da alquimia dos alimentos, apaixonada pela dança e pelos bons livros, ela teme perder as pessoas que ama e acredita que a felicidade é encontrada nas coisas mais simples, como reunir a família em um almoço de domingo. “A vida premia quem está em movimento, acreditando que Deus está em todos os degraus e não apenas no último”, assegura.

Filha de Herminio Dalla Valle (in memorian) e Mafalda Volpato Dalla Valle, Iraci é a caçula de uma família de seis irmãos: Iria, João, Ires, Hilda e Ivete Maria. “Meus pais são o meu maior exemplo de vida. Tudo que sou devo a eles, pois através de exemplos de união, proteção e amor, me ensinaram os princípios fundamentais e valores éticos e morais para formação do caráter. Sempre investiram tudo na educação. Mostraram-nos que éramos para o mundo mas que tínhamos um porto seguro para voltar”, emociona-se.

Formada em Letras e Direito pela Universidade de Caxias do Sul, Iraci trabalha como Policial Civil, foi pioneira das mulheres na coordenação Regional do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS e presidente do Rotary Clube Mulheres da Serra. “Frequentei a Academia da Policia Civil durante seis meses em Porto Alegre. Devido a minha boa classificação no curso pude ocupar a única vaga que existia para Bento, na época, sendo a primeira policial civil feminina na cidade”, orgulha-se.

Para finalizar, Iraci cita um trecho da música Tocando em Frente, de Almir Sater: “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei”.