Lembra de ouvir aquela frase “Vai dormir senão não cresce”? Era uma frase muito usada em gerações passadas, mas com o objetivo de intimidar as crianças para que se deitassem e acordassem cedo e sem reclamar. Acontece que o tal “dormir cedo” como nos diziam antes, de fato faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças, segundo o psiquiatra pediátrico, Dr. José Ferreira Belisário Filho.

Os nossos hábitos mudaram, e ir para a cama antes das 21 horas não é uma realidade muito comum. Acontece que isso tem influenciado diretamente o futuro das crianças, que estão a ficar mais baixas, mais desatentas, mais ansiosas e com diferentes transtornos, frequentando mais vezes os consultórios médicos.

É possível mudar esses hábitos?

As mães também sofrem com essa pressão social. Se elas se ausentam um pouco mais cedo de algum programa social para irem para a cama, elas ouvem: “mas ela já vai dormir? E quando o telefone toca em casa às 21h30min e elas atendem num tom mais baixo, porque a casa já começa a adormecer – “as pessoas dormem cedo nessa casa”. Tudo isso acaba por criar um ambiente estranho!

Mas, para mudar os hábitos de sono de uma criança, é importante mudar os hábitos da família. A criança não vai aceitar dormir cedo se perceber que toda a casa ainda está com um ambiente mais “acordado”, luzes acesas, TV ligada, e só ela ter que se ir deitar. Portanto, a orientação do psiquiatra, nesses casos, é apenas uma: ler histórias, preparar o ambiente e desligar as luzes da casa. Sim, todas as luzes.

E a mudança de hábitos passa até mesmo pelo projeto de iluminação das casas e apartamentos, especialmente nas salas e nos quartos. Nada de luzes brancas, por favor! Uma casa precisa de luzes amarelas, que relaxam e auxiliam a chegada do sono. Segundo o Dr. Belisário, a luz branca emite uma onda azul que atua diretamente nas mitocôndrias da nossa retina, inibindo a hormona do sono, a melatonina.

E é a mesma luz que sai dos aparelhos eletrônicos. O whatsapp, que não pára de funcionar até mesmo de madrugada, é um grande vilão, despertando as pessoas. Ainda que adormeça depois de ler uma mensagem, certamente iria dormir melhor se não a tivesse lido. Acordar de madrugada e “dar uma olhada no celular” só prejudica o sono que deveria vir depois.
As crianças precisam dormir cedo por um simples motivo: a hormona do crescimento atua sempre às 00h30min em quase todas as pessoas. Mas atua no quarto estágio do sono. Dessa forma, se a criança vai para a cama às 22h, 23h, a hormona terá muito menos tempo de atuação, prejudicando o seu crescimento.

Observando imagens do cérebro de uma criança que dormiu cedo e de outra que dormiu tarde, antes de uma prova de matemática, percebe-se que na primeira há várias áreas destacadas em atividade, enquanto na outra, há só uma pequena parte. Possivelmente, aquela que dormiu mal vai se lembrar menos do que estudou do que a outra criança.

Aqueles meninos e meninas que adquirirem um hábito de sono desde cedo, vão se tornar adultos com menos propensão de ter outras doenças, como o Alzheimer, que tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Segundo o psiquiatra, apenas duas coisas realmente retardam essa doença: exercícios físicos e sono. Quanto mais, melhor.

Uma das boas coisas que os pais podem fazer pelos filhos é fazer com que eles pratiquem esportes desde cedo. “Crianças que fazem exercício dormem muito melhor”, afirma o psiquiatra.

Fonte: noticias.r7.com