Educar é colaborar para que professores e alunos, em escolas e organizações, transformem as suas vidas em processo permanente de aprendizagem. Nesse sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Borges Frota (conhecida por ser o antigo Caic), no bairro Zatt, tem como foco o desenvolvimento de projetos que auxiliam na educação de seus alunos, os quais são realizados também no turno inverso.

A instituição possui 68 professores que atendem 842 alunos – 385 destes no turno da manhã, do 5º ao 9º ano. No turno da tarde, 333 alunos do 1º ao 5º ano e no período da noite 124 alunos em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o diretor João Roberto Zanchetti, conhecido por Betinho, atividades diversas são disponibilizadas aos estudantes em turno inverso ao das aulas. “Promovemos oficinas diferenciadas e que auxiliam na educação de nossos alunos. O bairro está em uma área de risco, então realizamos estas projetos em prol do desenvolvimento dos estudantes para que eles possam ficar por mais tempo aqui na escola aprendendo”, ressalta.

Ao todo, sete projetos estão sendo desenvolvidos. Um deles é o Mais Educação, existente há quatro anos. As 103 crianças atendidas participam de oficinas de Apoio Pedagógico, Capoeira, Taekwondo, Tecnologias e Danças no turno inverso ao das aulas. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 23 de maio.