O inverno de 2017 começa à 1h24 do dia 21 de junho e termina às 17h02 do dia 22 de setembro.
Segundo os meteorologistas do Clima Tempo, dias de sol, com pouca nebulosidade e ar seco são características do inverno por quase todo o Brasil.

Mas o regime de chuva na Região Sul é diferenciado do restante do país. Chove o ano todo. A passagem das frentes frias faz com que a chuva continue regular especialmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul/sudoeste do Paraná. Em anos normais, a chuva é intercalada com dias bastante frios e com geada.

Influência de EL Niño e La Niña

O clima na Região Sul é muito influenciado por fenômenos como o El Niño e La Niña. O El Niño aumenta a chuva no inverno. Este ano, os principais centros de estudos climáticos do planeta concordam que o inverno de 2017 deve transcorrer numa condição de neutralidade o Pacífico. Não há expectativa de formação de um El Niño e nem La Niña. As águas do Pacífico Equatorial central e leste estão e devem continuar com temperatura um pouco acima de média, mas sem caracterizar tecnicamente um El Niño. Esta tendência de águas mais quentes já ocasionou chuva muito volumosa em maio e em junho e ainda vai interferir na Região Sul nos próximos dias.

Chuvas e frio acima da média

Do mês de maio até a segunda-feira, 12, a Climatempo registrou, em todo o país, chuvas acima da média. O volume foi superior ao previsto para os dois meses inteiros. A região Sul foi a mais afetada. Segundo a Emater/RS, no estado do Rio Grande do Sul, dos dias 23 a 31 de maio aproximadamente 110 mil toneladas de grãos foram perdidas por causa do excesso de chuva.

A previsão é que nos meses de julho e agosto as chuvas continuem no Sul do país. “A chuva não deve ser tão intensa quanto foi no final de maio e nos primeiros dias de junho”, diz o meteorologista da Climatempo. Nesse mesmo período, a previsão para as regiões Sudeste e Centro-Oeste é que as chuvas fiquem dentro da média para a estação.