Na tarde desta quinta-feira, 17 de março, o governo do Rio Grande do Sul realizou uma reunião entre líderes da segurança do Estado para divulgar a implantação do Sistema de Identificação e Comparação Balística Automatizada. O objeto, conhecido como indexador balística, foi trazido ao RS por conta de um convênio entre outros órgãos públicos.

Foto: Grégori Bertó

A utilização desse dispositivo irá proporcionar ao Instituto Geral de Perícias (IGP) a criação de um banco de dados de imagens digitalizadas dos materiais periciados, automatizando as eventuais correlações entre eles. Com isso, os peritos poderão identificar com precisão de qual arma veio a munição recolhida em local de crime. Esse sistema, que faz um escaneamento 3D de projeteis, é inédito no estado e, com sua chegada, é possível aderir ao Banco Nacional de Perfis Balísticos, onde há um catálogo de armas e munições já usadas em delitos.

Foto: Grégori Bertó

O governador Eduardo Leite mencionou, em reunião, que esse recursos vindo dos cofres públicos deve voltar para a sociedade. “Esse equipamento de alta tecnologia vai fazer a diferença na modernização da nossa estrutura de segurança e no objetivo de entregar um Estado mais seguro e com mais qualidade de vida para a população”, disse.

Esse indexador balístico é da marca norte-americana Ibis (Integrated Ballistic Identification System) e, de acordo com o governo, é um dos sistemas mais avançados do mundo. Mais de 80 países utilizam o equipamento em suas forças de segurança, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Dinamarca, Escócia, Reino Unido, entre outros.

Foto reunião: Felipe Dalla Valle