Conforme a instituição, efetividade da nova tecnologia varia entre 60 e 100%, conforme a intensidade do tratamento em cada usuário

Uma nova tecnologia que ajuda a impedir a queda de cabelos de pacientes que realizam tratamento quimioterápico no Instituto do Câncer do Hospital Tacchini passou a ser oferecida. A touca de resfriamento ou crioterapia capilar como é chamada auxilia na redução do fluxo sanguíneo nos folículos capilares, reduzindo a absorção dos medicamentos na região, o que acaba evitando a queda dos fios.

Conforme a instituição, o aparelho é colocado na cabeça do paciente durante 30 minutos antes do início da quimioterapia e só é retirado uma hora e meia depois de terminar a sessão. Conforme estudos realizados em pacientes, a taxa de eficácia da nova tecnologia varia entre 60 e 100%, conforme a intensidade do tratamento em cada usuário.

Além de preservar os cabelos, a tecnologia é um forte aliado na elevação da autoestima do paciente, afetada em decorrência dos efeitos colaterais provocados pelas quimioterapias. “O uso da touca impacta em diversos aspectos como o convívio social e a manutenção da rotina diária. Certamente é um avanço significativo ter essa tecnologia à disposição”, explica a diretora técnica do Tacchini e infectologista, Nicole Golin.

Após a realização do procedimento, os cuidados devem continuar em casa. A recomendação é de que após a aplicação da touca, o paciente fique de quatro a cinco dias sem lavar os cabelos e reduzir ao máximo sua escovação. Além disso, a utilização de shampoos a seco são uma boa opção nesse caso. Também não é recomendada a utilização de secador ou chapinha. Além disso, nenhum tipo de química, como as progressivas, é permitida.

Conforme o Tacchini, apesar da novidade, a touca não é indicada para todos os tipos de câncer. Entre as contraindicações está a utilização em pacientes que estão em tratamentos contra linfomas e leucemias. Isso porque a touca funciona exatamente a partir da contração dos vasos sanguíneos e poderia diminuir a efetividade do tratamento contra a doença. 

Serviço não é oferecido a pacientes do SUS

Apesar da novidade, a tecnologia está sendo utilizadas, neste primeiro momento, em pacientes que possuem planos de saúde particulares, como é o caso do Tacchimed ou em conveniados. A não utilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ocorre em razão da legislação brasileira que impede a geração de qualquer cobrança a pacientes que estejam em tratamento pelo sistema única.

Foto: Ascom Hospital Tacchini