Foi instaurada na manhã desta sexta-feira, 17, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News, que busca apurar denúncias contra o vereador Moacir Camerini (PDT) sobre a criação e manutenção de perfis falsos em redes sociais e que visavam disseminar conteúdos falsos, imagens, vídeos acerca de acontecimentos no município, bem como, atingindo autoridade e vereadores da Casa. O pedido de abertura foi assinado por 14 parlamentares.

A decisão foi despachada pelo presidente da Casa, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) que encaminhou documento autorizando a instalação do processo. O documento ordena ainda a apuração dos arquivos apresentados pelos ex-funcionários que eram vinculados ao gabinete do pedetista,  “a fim de proporcionar transparência à população, principalmente por envolver a utilização de recursos públicos na remuneração daqueles que deveriam estar empenhados nas demandas relevantes do Município e não na disseminação de inverdades a mando do Vereador Moacir Antonio Camerini”, explica o despacho.

Ainda, segundo o documento do processo, o requerimento dos Vereadores caracterizam “acontecimento de relevante interesse para a vida pública, haja vista a existência de provas que sustentam o pedido de investigação, principalmente por tratar-se de conteúdo que relaciona-se diretamente com a “vida pública” e agentes públicos neste Município”, observa.