O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta quinta-feira, 20, a testagem de um projeto-piloto que visa auxiliar na comprovação de vida dos segurados pelo órgão. Em razão da pandemia de coronavírus, os beneficiários não precisarão mais sair de suas casas e se deslocarem até uma agência bancária para efetuar a comprovação. A partir de agora, através dos aplicativos “Governo Digital” e “Meu INSS”, o cidadão poderá realizar o procedimento. A estimativa é de que nesse primeiro momento, 500 mil beneficiários que possuem carteira de motorista e título de eleitor realizem a prova.

Para ser inserido no projeto, o beneficiário receberá mensagem via SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa. Com o intuito de evitar fraudes, o INSS informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida encaminhada através de outros números deve ser ignorada. Dúvidas também poderão ser esclarecidas através do número 135.

Como funciona

Após ser selecionado, o beneficiário deverá instalar o aplicativo em seu aparelho celular. Após abrir e clicar no ícone “Prova de Vida”. Automaticamente, o sistema levará o cidadão para o aplicativo Meu gov.br. No espaço, o beneficiário digitará o CPF e clicará na opção “Autorizações”, seguindo as demais instruções do aplicativo.

Em seguida, o aplicativo fará uma pergunta relacionada a algum documento do beneficiário. Depois de respondê-la será necessário autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular será acionada e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

Terminando o registro de fotos, o usuário deverá retornar ao aplicativo do INSS, clicando novamente no botão “Prova de Vida” e confirmando se a biometria deu certo.

O procedimento será feito da seguinte maneira. Primeiramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clicará no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela. Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.

O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular abrirá, e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a biometria deu certo.

Foto: Freepik / Divulgação