Nesta quarta-feira, dia 11, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana instalou placas de sinalização da Operação Safra da Uva. O objetivo é alertar aos motoristas sobre o maior fluxo de caminhões, além de lembrar aos moradores e turistas que busquem rotas alternativas, para evitar possíveis congestionamentos próximos a vinícolas. “A princípio, não há nenhuma mudança no sentido do trânsito, mas é importante redobrar a atenção devido à maior circulação de veículos de carga”, acrescenta o secretário da pasta, Carlo Mosna.

A sinalização é feita nos principais acessos ao município e pontos próximos a vinícolas, tais como:

– esquina do Apolo (entroncamento das ruas Buarque de Macedo, João Pessoa e Dr. Carlos Barbosa);
– trevo do Cemitério (rua Buarque de Macedo);
– acesso à Cooperativa Vinícola Garibaldi (avenida Rio Branco);
– trevo de acesso a São Roque Figueira de Melo;
– esquina da rua Flores da Cunha e avenida Rio Branco (Tutto per Manggiare).

De acordo com o secretário municipal de Obras, Micael Carissimi, todas as estradas onde ocorre o transporte de uvas estão recebendo adequações, como patrolamento, britagem e roçada, para suportar o maior tráfego.

Qualidade da safra

A expectativa quanto à qualidade da safra é positiva, principalmente em relação a 2016. Nos 2,8 mil hectares de vinhedos cultivados em Garibaldi, 50 milhões de quilos devem ser colhidos neste ano, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Arnaldo Seganfredo, a sanidade dos primeiros frutos recebidos pelas vinícolas é boa. “A safra está cerca de 20 dias atrasada em relação ao ano passado, mas temos expectativa. O ideal seria que diminuísse o volume de chuvas, que podem comprometer a qualidade da Isabel”, afirma o secretário. A variedade de uva é a mais plantada no município e ainda não foi colhida.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 14 de janeiro de 2017.