A informação divulgada através de grupos de WhatsApp na manhã desta quinta-feira, 17, informando que um aluno entrou armado no Colégio São José, em Caxias do Sul foi desmentida pela instituição de ensino e também pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A fake news amedrentou alunos, pais e professores do educandário.

De acordo com as mensagens, um suposto estudante estaria armado na escola. Após minucioso trabalho da Polícia Civil, foi confirmada a farsa.

Em nota, a direção do Colégio São José, por meio de nota, desmentiu a informação, informando que desde as primeiras horas da manhã, autoridades policiais já haviam sido contatadas para tomar as providências necessárias.

Confira a nota na íntegra

Nota de Esclarecimento

O Colégio São José vem a público informar que na madrugada de hoje recebeu informações de que uma pessoa, em anonimato, teria postado mensagens em rede social, no sentido de que pretendia comparecer à escola armado, para fins de “vingança”.

No decorrer da madrugada, a direção do colégio fez contato com as autoridades policiais, as quais prontamente levaram a efeito todas as medidas pertinentes, inclusive comparecendo à escola antes mesmo do início do horário letivo para garantir a segurança de alunos e funcionários. A escola também tomou medidas no sentido de reforçar a segurança, aumentando o efetivo da vigilância privada que atende a instituição e orientando os funcionários no sentido de redobrar a atenção.

Até o momento, não se verificou nenhum indício que leve à confirmação da veracidade da mensagem, tudo levando a crer que se trata de uma ameaça que visa desestabilizar a instituição e seus alunos. No entanto, permaneceremos firmes no sentido de garantir a segurança de todos os estudantes, professores e funcionários, e nos manteremos vigilantes e atentos. As autoridades policiais competentes darão prosseguimento às investigações necessárias e pertinentes, e a escola permanece com suas atividades normais, sem interrupções.

Solicitamos aos pais e à comunidade acadêmica que evitem fomentar notícias falsas, até porque acreditamos que o objetivo do responsável pelas ameaças seja justamente esse, causar pânico e obter publicidade a partir da disseminação de informações inverídicas e alarmantes. Em caso de dúvida, a escola está recebendo pais e toda a comunidade acadêmica para fornecer as informações necessárias.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a presteza do atendimento da Polícia Militar e da Polícia Civil, ambas empenhadas em auxiliar a instituição, garantindo a tranquilidade necessária para que possamos permanecer firmes em nosso propósito de educar para vida, enfrentando os desafios do mundo atual.