Não. Simples assim.

Hoje de manhã(sexta) enquanto estávamos numa reunião de coordenadores das câmaras técnicas do Bento+20, conselho municipal que estuda e propõe diretrizes para o futuro da cidade pensando em soluções e melhoras onde fazem parte 27 entidades do município e a prefeitura municipal, além de outras instituições como a Câmara de vereadores indiretamente, debatemos um pouco a realidade econômica atual dos setores empresariais, assim como até o da segurança pública.

Depois de todos os participantes comentarem sobre seu setor ( comércio, serviços, hoteleiro, gastronômico, ambiental, urbanismo, cultural e da segurança pública, fiz uma análise sobre o momento da economia que quero compartilhar com vocês agora.

Passei a análise sobre 2 importantes fatores macro que sinalizam e resumem nossos últimos anos na parte econômica: PIB e inflação.

Fonte: Gazeta do povo

Se fizermos o cálculo nos últimos 10 anos nosso PIB cresceu 2,42%. Se fizermos o cálculo de 2015 a 2022, nosso PIB ficou em -3,15%. Ou seja, nos últimos 10 anos tivemos um crescimento muito pequeno e, nos últimos 7 então, decrescemos mais de 3%. Portanto, nossa renda estaria menor que em 2014, igual a de 2013 aproximadamente. Os anos de 2015 e 2016 e a pandemia foram decisivos para essa dificuldade no crescimento do país.

Quanto à inflação, título desse artigo, já tivemos em março de 1990 um dos maiores índices já vistos nesse país e mundo afora: 82,39% num único mês. Para fazer uma conta rápida, seriam 4% de inflação por dia útil mais ou menos.

A inflação está aumentando no MUNDO INTEIRO por diversas razões principalmente as relacionadas à pandemia (desestruturação das empresas/cadeia de suprimentos globais) e, mais recentemente, à guerra da Ucrânia ( reflexo nos combustíveis e no dólar) e nosso índice nos últimos 12 meses fechados em abril/22 é de 12,13% AO ANO.

É o maior patamar desde outubro de 2013 mas para quem já teve 82,39% de inflação em apenas 1 mês, isso não pode ser considerado o fim do mundo.

Acredito que essa questão da inflação está muito politizada, saindo do campo econômico e indo muito mais para o político. Quem teve 4% de inflação por dia ter agora 1% de inflação por MÊS não deveria se assustar.

Essa foi minha explanação na reunião do Bento+20 hoje de manhã. Compartilho com você agora.

Portanto, o Brasil não vai acabar por causa disso. Nem o mundo.

Vá em frente e sucesso.