A independência das colônias latino-americanas deve ser vista no quadro das revoluções atlânticas ou ocidentais. Quando atingiu as colônias portuguesas e espanholas da América, elas se libertaram das suas metrópoles, tornando-se países soberanos.

A política colonial de Portugal e da Espanha, baseada no mercantilismo, procurava obter o desenvolvimento comercial e industrial das metrópoles à custa da matéria-prima fornecida pelas colônias e só permitia a produção colonial que não concorresse com a europeia.
As reformas administrativas, políticas e econômicas feitas por Dom João VI no Brasil não só acentuaram o desenvolvimento de nosso país, como tornaram possível a sua independência por meios pacíficos, em 1822. Além disso, a presença da monarquia no Brasil manteve a unidade territorial da imensa colônia, evitando que os movimentos de emancipação a dividissem em várias nações independentes.

O Brasil, como colônia de Portugal, estava subordinado às condições impostas pela política econômica mercantilista. O monopólio exercido por Portugal abrangia muitas áreas. Era permitido apenas o comércio com Portugal e, mesmo assim, a atividade somente podia ser exercida com autorização. Só se autorizava a instalação de industrias que conviessem aos interesses portugueses. Era permitido plantar em grande escala somente aquilo que pudesse ser exportado, através de Portugal, para roda a Europa.
A decadência econômica de Portugal foi cada vez maior, era uma colônia americana que sustentava cada vez mais, a economia da metrópole.

A ideia da independência apareceu claramente em fins do século 18, com a Inconfidência Mineira.
A Inglaterra estava em plena Revolução Industrial, produzindo mais e mais e necessitando, cada vez mais, de novos mercados para seus produtos. Quando se tratou de decidir a posição do Brasil, os portugueses queriam que o Brasil voltasse a ser Colônia, fornecendo seus interesses. Porém os brasileiros defendiam os seus interesses e não queriam voltar à antiga condição. Queriam liberdade para comercializar e para governar. Dom Pedro ligou-se ao partido dos que queriam a separação, proclamou a Independência a assumiu o poder como o primeiro monarca do Brasil. “Que todos nos ao comemorarmos mais uma vez o dia da Independência, faça parte das novas decisões do destino do BRASIL…”
Parabenizo os organizadores da semana da Pátria em Bento Gonçalves, que nos fizeram refletir sobre os temas: nacional, estadual e municipal. Que cada um de nós exerça a cidadania com atitudes concretas, observando valores, que tenhamos orgulho do que somos: Um povo de muitos valores. O maior louvor que podemos dar a nossa Pátria é saber que vivemos num Município que se destaca nacionalmente na CULTURA, na HISTÓRIA, no TURISMO, na QUALIDADE DE VIDA. E… juntos, com TODAS AS PESSOAS DE VALOR possamos construir uma grande nação e um mundo melhor.