A independência das Colônias Latino-americanas deve ser vista no quadro das Revoluções Atlânticas ou Ocidentais. Quando atingiu as Colônias portuguesas e espanholas das Américas, elas se libertaram das suas metrópoles, tornando países soberanos.

A política colonial de Portugal e da Espanha, baseada no mercantilismo, procurava obter o desenvolvimento comercial e industrial das metrópoles à custa da matéria-prima fornecida pelas colônias e só permitia a produção colonial que não concorresse com a europeia. As reformas administrativas, políticas e econômicas feitas por Dom João VI no Brasil não só acentuaram o desenvolvimento de nosso país, como tornaram possível a sua Independência por meios pacíficos, em 1822. Além disso, a presença da monarquia no Brasil manteve a unidade territorial da imensa Colônia, evitando que os movimentos de emancipação a dividissem em várias nações independentes.

O Brasil, como Colônia de Portugal, estava subordinado às condições impostas pela política econômica mercantilista. O monopólio exercido por Portugal tinha uma abrangência de muitas áreas. Era permitido apenas o comércio com Portugal e, mesmo assim, a atividade somente podia ser exercida com autorização. Só se autorizava a instalação de indústrias que conviessem aos interesses portugueses. Era permitido plantar em grande escala, somente aquilo que pudesse ser exportado, através de Portugal, para toda a Europa.

A decadência econômica de Portugal foi cada vez maior, era uma colônia americana que sustentava cada vez mais, a economia da metrópole portuguesa. (Colônia Brasil).

A ideia da Independência apareceu claramente em fins do século 18, com a Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes (José Joaquim da Silva Xavier). A Inglaterra estava em plena Revolução Industrial, produzindo mais e mais, e necessitando, cada vez mais, de novos mercados para seus produtos. Quando se tratou de decidir a posição do BRASIL, os portugueses queriam que o Brasil voltasse a ser Colônia, favorecendo seus interesses. Porém os brasileiros defendiam os seus interesses e não queriam voltar à antiga condição. Queriam liberdade para comercializar e para governar. Dom Pedro ligou-se ao partido dos que queriam a separação, proclamou a independência e assumiu o poder como o primeiro monarca do Brasil. Isto aconteceu, as margens do rio Ipiranga – no dia 07 de setembro de 1822.

“Que todos nós ao comemorarmos mais uma vez o dia da Independência, faça sua parte, para que as novas Decisões do Destino do BRASIL…”

Parabenizo os organizadores da Semana da Pátria do Nosso Município. Os temas Nacional – Olavo Bilac – Patrono e Fundador da Liga de Defesa Nacional.

O Tema Estadual: Meu jeito de ser Brasileiro – Homenagem ao Sesquicentenário do nascimento de Olavo Bilac.

O tema Municipal – Bento Gonçalves – 125 anos de histórias e memórias.