Estabelecimento de Ensino Professor Jauri da Silveira Peixoto é uma homenagem ao professor de matemática, importante liderança para a comunidade e o município. Sendo a primeira escola infantil no bairro, local deverá ajudar a suprir necessidades do segmento

Foi inaugurada a primeira escola infantil no bairro Zatt, a EMEI Professor Jauri da Silveira Peixoto, que conta com capacidade para até 120 crianças de quatro meses a quatro anos. Atualmente, 30 crianças já estudam no espaço. O novo educandário conta com uma área de 884 metros quadrados, divididos em salas de aula, playground, solarium, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, enfermaria e salas administrativas. Além do prédio escolar, os moradores da localidade também receberam revitalização da praça do bairro. Na inauguração, estiveram presentes autoridades do Poder Executivo e Legislativo, além da comunidade e os familiares de Jauri Silveira Peixoto. O valor total das obras, chegam a mais de R$ 2,7 milhões.


Em seu discurso, o prefeito, Diogo Siqueira, relembrou como era a área antigamente e no que ela foi transformada. “Este local era um grande valo, um terreno da prefeitura, que por muitos ano foi um grande depósito de lixo, que tinha sérios problemas de drenagem e esgoto. Foi feito toda canalização e expansão da área. E os moradores do bairro Zatt são pessoas extremamente trabalhadoras, mas que precisavam de um apoio maior da prefeitura. Foi planejada a creche, mas também foi pensado em espaços de recreação para as crianças, pois começamos a expandir quadras em lugares periféricos”, explica.

Ele também contou a preocupação com tantas famílias tendo dificuldade em poder levar os filhos à escola, já que no bairro, esta é a primeira. “Três mil moradores, onde esses pais levavam seus filhos com seis meses, um ano para estudar? Tinham que subir todos para outros bairros como São Roque, Aparecida. E não é uma população que em maioria tem carro, então imaginem a dificuldade para essa população, de levar seus filhos a outros locais para depois irem trabalhar. O que estamos colocando aqui é presença de município”, declara.

A diretora do educandário, Sinara Renosto, salientou a importância da escola, e sente gratidão por estar no processo. “Sabemos que o desafio é grande, mas junto com a comunidade e com as famílias, tenho a certeza que vamos desenvolver o melhor trabalho possível com os nossos bebês. Ao chegar aqui, começamos a ter o primeiro contato com a comunidade, ouvimos moradores, as famílias, e percebemos que havia uma necessidade muito grande do bairro de ter uma escola infantil. Os pais nos informaram que para poder trabalhar, tinham que se deslocar com seus filhos até outros locais. Isso gerava muitos riscos e transtornos a todos os envolvidos”, pontua.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, rememora os momentos iniciais da obra, onde esteve presente, e se disse emocionada ao ver a escola finalizada. “É um momento de muita alegria e emoção, podermos entregar uma escola com um espaço tão lindo e adequado, para essa comunidade merecedora de qualidade de atendimento e educação. Este trabalho foi feito a muitas mãos, por muitos profissionais, e hoje chegou no bairro Zatt. Quando fomos assinar os papéis, em 2021, tínhamos apenas um terreno e uma foto de como ficaria. Hoje temos este prédio lindíssimo que irá abrigar tantas crianças”, frisa.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Idasir dos Santos exaltou o trabalho realizado e frisou a importância para o bairro Zatt. “É um dia muito feliz, pois essa obra que está sendo entregue é muito importante para a comunidade, que merece esse olhar diferenciado. Não são só os pais e alunos que estão sendo atendidos aqui, mas o bairro todo. Essa obra valorizou toda a região”, elogia.

“Desejamos há muito tempo este espaço”

A auxiliar de creche, Marizete dos Santos, de 40 anos, é moradora há 25 anos do bairro. Há dois anos, seu filho caçula nasceu. Até então precisava andar longas distâncias para levá-lo estudar. “Ainda bem que surgiu esta creche. Tinha que ir longe para poder levá-lo, subir morro, e trabalhando isso dificulta ainda mais. Tanto a creche quanto o espaço, foram muito especiais para as nossas crianças. Faz uma semana que ele está aqui, e a adaptação está muito boa, e não só para mim, mas para todos que têm criança pequena”, reforça.

Marizete dos Santos conta que enfrentava longas distâncias para levar seu filho de dois anos para a creche

Ela enaltece o educandário, e assume que há muitos anos esta era uma necessidade da comunidade. “Desejamos há muito tempo este espaço, minha filha mais velha tem 19 anos, e quando ela era criança não tínhamos essa facilidade. Além disso, a equipe é muito boa, não tenho nenhuma queixa, todas cuidam muito bem do meu filho”, acrescenta.

O homenageado, Professor Jauri da Silveira Peixoto

Natural de Santo Antônio da Patrulha, se mudou para Bento Gonçalves para jogar no Clube Esportivo em 1965. Após, se dedicou à vida de professor de matemática. Em dado momento, ocupou o antigo cargo de delegado na 16ª Coordenadoria Regional em Educação entre os anos de 1983 e 1986. Esteve na função de diretor em duas escolas: a primeira em 1973 a 1977 no educandário Mestre Santa Bárbara, e em 1991 a 1993 no Dona Isabel.

Estiveram presentes os familiares do homenageado, Professor Jauri da Silveira Peixoto

Também atuou como vereador por cinco legislaturas iniciadas em 1997, indo até 2004. Foi vice-prefeito de Bento Gonçalves no período de 2005 a 2008, ao lado de Alcindo Gabrielli. No ano de 2007, em virtude das férias de Gabrielli, assumiu o patamar mais elevado do governo municipal. E foi secretário de Administração em 1977, e diretor de Gabinete, em 2013.


Gustavo Barbieri, genro de Peixoto, engrandeceu o homenageado. “Um jovem que saiu de Santo Antônio da Patrulha, em busca de novas conquistas, se tornou uma pessoa carismática e pública, e doou toda sua vida por essa cidade. E aqui está, esta bela homenagem para ele, acredito que onde quer que esteja, ele está muito feliz. E espero que todas as crianças que estudam aqui, venham a entender quando crescerem, quem foi o Jauri”, disse.