Iniciou na segunda-feira, 19, a campanha nacional de Multivacinação que incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. Em Bento Gonçalves, a doses começaram a ser distribuidas hoje, 21. A ação vai ocorrer até o dia 30 de setembro.

Para realizar as imunizações, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização. As doses já estão disponíveis de forma gratuita no SUS, em qualquer Unidade Básica de Saúde. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação.

A Campanha de Multivacinação será realizada nas unidades de saúde dos bairros e distritos de Bento Gonçalves, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. No dia 24, sábado, ocorre o Dia D, quando as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Entretanto, as unidades do Cohab, São Valentim, Tuiuty, 15 da Graciema e Faria Lemos não irão vacinar nesse dia.

Mudanças no calendário

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 2015, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.

Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.
No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 15 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.
A pneumocócica sofreu redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 21 de setembro de 2016.