*Por Guilherme Pasin

Vivemos em um momento desafiador, onde as demandas por recursos para impulsionar o desenvolvimento econômico são constantes. No entanto, a solução para este desafio não reside necessariamente em aumentar a carga tributária sobre os ombros dos cidadãos. O aumento de arrecadação por parte do Poder Público deve passar pelo aumento da base de arrecadação. Com uma estrutura mais leve e menos burocrática, esta deve ser a grande estratégia a ser perseguida.

O desenvolvimento econômico pode ser alcançado de maneira sustentável, sem sobrecarregar os contribuintes. Fiz isso quando fui prefeito de Bento Gonçalves, onde investimos em políticas eficientes de incentivo à produção e ao empreendedorismo, conseguindo, ao longo do tempo, obter um aumento significativo na arrecadação, sem a necessidade de elevar as taxas de impostos.

Outro exemplo é a implementação de medidas que promovam a simplificação tributária. Reduzir a burocracia e simplificar os processos fiscais não apenas estimula a atividade empresarial, mas também facilita a fiscalização, combatendo a evasão fiscal.

Uma estratégia eficaz é a promoção de políticas que incentivem a educação e a formação profissional. Investir nas pessoas é fundamental para criar uma força de trabalho qualificada, capaz de impulsionar setores estratégicos da economia. Trabalhadores mais qualificados geram maior produtividade, o que, por sua vez, contribui para o aumento da arrecadação.

No Brasil, a carga tributária é uma das mais altas do mundo, chegando a 33% do PIB. Esse peso recai principalmente sobre os mais pobres, que são os que têm menor capacidade de arcar com essa carga. O aumento de impostos pode agravar essa situação, levando ao aumento da desigualdade social.

Portanto, precisamos de alternativas inteligentes para promover o desenvolvimento econômico, sem recorrer ao aumento de impostos. A simplificação tributária desejada com a Reforma Tributária deve ser ponto chave para construirmos um futuro próspero.

Como deputado, mantenho meus valores intactos, me posicionando, de forma clara, contra qualquer medida que vise o peso da carga tributária. Estou determinado a trabalhar incansavelmente para promover políticas que impulsionem nosso desenvolvimento, sem pesar ainda mais nos bolsos dos contribuintes. O caminho para o crescimento sustentável está em nossas mãos.

*Deputado Estadual