EM tempos de crise, incertezas, corrupção e desafios, é alentadora a notícia de uma parceria público-privada ocorrida aqui em Bento Gonçalves, que está prestes a beneficiar milhares de pequenos produtores de suco natural e integral em todo o Brasil. Ocorre que o chamado suco de panela ou suco caseiro, feito tradicionalmente com a panela extratora por arraste de vapor, não pode mais ser comercializado, por força legal. Isso porque durante a elaboração uma parte do vapor d’água condensa-se e incorpora-se ao suco, diluindo-o de 10 a 30%. E, segundo lei específica, suco natural não pode ser diluído. Aliás, nenhum suco pode ser diluído. Se o for, não pode ser comercializado como suco, mas como néctar ou outra denominação menos nobre. Se chamar de suco, se estará enganando o consumidor, o grande prejudicado nessa questão. Desse modo, pequenos produtores de suco de uva e de outras frutas, que vendem seus produtos nas feiras do produtor, estão impedidos de comercializar o suco elaborado por essa técnica. Esse problema é tanto mais grave se considerarmos que a venda de suco de uva e de outras frutas é uma das principais fontes de renda de muitas famílias de pequenos produtores familiares.

E o suquificador integral…
FACE a esse grande problema (estima-se que mais de cinquenta mil pequenos produtores estão deixando de elaborar suco somente na região sul do Brasil), surgiu a parceria entre a EMBRAPA Uva e Vinho e a empresa MONOFRIO. Pela primeira, o pesquisador Celito Guerra. Pela segunda, o sócio-proprietário, Hygino Bitarelo. Eles desenvolveram uma máquina adaptada à produção de suco integral em pequenos volumes, chamada Suquificador Integral. Inicialmente a máquina foi concebida para a elaboração de suco de uva, mas outros testes demonstraram sua aptidão para a elaboração de sucos naturais de diversas outras frutas. E também para a elaboração de vinho pelo processo de termovinificação. A máquina foi patenteada e a Empresa Monofrio está licenciada para sua construção e comercialização. O lançamento foi em abril de 2016 e, desde então, a procura tem sido enorme, superando em muito a expectativa dos inventores. Desse modo, com um investimento modesto, um grande problema de dimensão nacional foi resolvido. Investimentos modestos e tecnologia, mas de importantes resultados para o setor diversificado da agricultura brasileira! Parabéns Celito Guerra e Hygino Bitarelo! Informações prestadas pelo pesquisador da Embrapa – Bento – Celito Guerra! É isso ai!

Congresso Tradicionalista Gaúcho
SAUDAR os organizadores do 65º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO que acontece em Bento Gonçalves RS- reunindo milhares de participantes de diferentes cidades do rincão gaúcho nos dias 13, 14 e 15 de janeiro 2017. A abertura oficial acontece sexta-feira, 13, às 20h na Casa das Artes e os demais eventos da programação e atividades seguem no CTG LAÇO VELHO. É presidente da Comissão Executiva Gilmar Machado e presidente de Honra Alvaro Machado de Mesquita. Segundo Iraci Dalla Vale Secretária do evento, presidente do MTG Nairioli Antunes Callegaro, Coordenador da 11ª RT Luiz Carlos Rigon o Congresso será movimentado com a participação ainda do Patrão do CTG Laço Velho Antenor Rizzi e Josemar Frizzo na Hospedagem; Alimentação-Marlene Rizzi e José de Cástria; O evento conta ainda com o apoio de Ivete Dalla Vale, Diana da Rosa Machado, Lino Sgarbi, João Tondo, Nelson Bassani, Paulo Da Silva, Leandro Magnaguagno, Adriana Borille entre outros. O evento tradicionalista busca promover a cultura gaúcha, a eleição dos membros diretivos da entidade e tomada de posições. É a convivência das raízes e origens do espirito gaúcho e Bento Gonçalves a honra de ser o palco deste importante encontro tradicionalista que terá entre os convidados de honra o Governador José Ivo Sartori. Sucesso gente amiga!