O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) dará início a um processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha do reitor. O eleito assumirá o cargo em caráter pro tempore até fevereiro de 2019, no período que corresponde ao restante do mandato do professor Osvaldo Casares Pinto, falecido no dia dois de dezembro, de acordo com o previsto no Decreto 6.986/2009. Após este período, está prevista nova consulta para reitor e diretores-gerais de campi.

Osvaldo Casares Pinto, faleceu em decorrência de um câncer no dia dois de dezembro. Foto: Divulgação

As normas do processo serão apreciadas em reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup), no dia 19 de dezembro, e estão a cargo da comissão de elaboração do regramento do processo eleitoral escolhida entre os conselheiros do Consup na terça-feira, 19. Integram a comissão o técnico-administrativo Carlos Robério Garay Correa, do Campus Viamão; o docente Javier García López, do Campus Rio Grande; o diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub; a estudante Amábile Cabral Ceolin, do Campus Viamão; e o representante da entidade dos trabalhadores (Assufrgs),  Rui Paulo Dias Muniz.

O reitor substituto, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Eli Santos dos Santos (designado pela Portaria nº 1128, de 30 de junho de 2017) está à frente da instituição até a posse do eleito. Neste período, a pró-reitora adjunta, Shana Sabbado Flores, responde pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional.