Levantamento do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) que leva em conta o ano de 2016, revela que municípios da Serra Gaúcha são considerados com qualidade de vida. O Idese é uma avaliação anual que caracteriza os municípios gaúchos de acordo com a saúde, educação e renda. O resultado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento.

Dentre os municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com o indicativo do Idese, nenhum apresenta baixo nível de desenvolvimento socioeconômico. Em comparação com 2015, 13 cidades conquistaram o patamar considerado de alto desenvolvimento. Enquanto sete municípios caíram do nível elevado para médio de desenvolvimento.

Bento Gonçalves, com índice total de 0,827, lidera o ranking dos municípios pelas estimativas populacionais com mais de 100 mil habitantes, em uma lista de 20 cidades. O município está na frente de Porto Alegre (0,812) e Santa Cruz do Sul (0,810), que vem logo em seguida. Já no Bloco Educação, a cidade ficou em segundo lugar, com 0,772. E no Bloco Renda, Bento Gonçalves ficou na terceira posição, com indicador de 0,816.

Saúde em Bento

A Capital do Vinho também conquistou o primeiro lugar em um importante setor: saúde. Para chegar no indicador final, são considerados dados relacionados com a mortalidade infantil e longevidade. O secretário de saúde do município, Diogo Segabinazzi Siqueira, destaca as principais iniciativas que ajudaram a cidade a ficar no topo. “Temos atenção básica muito correta, um pronto atendimento eficaz, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com eficácia muito grande, que consegue salvar muitos pacientes e isso vai refletir nos números. Controlamos quantos pacientes são infartados, quantos tem acidente vascular cerebral (AVC), fazemos comparação mensal para ver o que está acontecendo, que equipamentos temos que comprar para melhorar um pouco mais, quais medicamentos temos que ter para reverter alguns processos, enfim, muita coisa que a gente faz é para dar qualidade de vida, mas naturalmente faz com que se revertam alguns índices”, explica.

Siqueira também atribui o resultado ao empreendedorismo da população. “Estamos bem de uma maneira geral. A população se cuida mais, cobra mais para que se tenha uma educação melhor, que a saúde melhore um pouco por vez, a população cobra muito”, conclui.

Desafios em Bento

De acordo com Siqueira, para se manter no topo da saúde, o município tem dois grandes desafios para enfrentar no decorrer dos anos: o aumento da população na cidade, que recebe em média 1.500 novos habitantes por ano e o envelhecimento das pessoas. Siqueira afirma que, nesse ritmo, para prestar atendimento de saúde com qualidade, a cada dois anos o município terá que abrir uma nova Unidade Básica de Saúde ou ampliar o atendimento das que já existem. “Atrelado a isso, para agravar a situação, temos o envelhecimento da população. Vamos ter que mudar o nosso perfil de atendimento para cada vez atender mais idosos, por isso que já estamos fazendo agora, em 2019, um trabalho muito forte para atender melhor esse público. Estamos treinando 100 funcionários com cursos de 30 horas só de atenção para idosos”, destaca.

Carlos Barbosa

Pelo sétimo ano consecutivo, o município de Carlos Barbosa (0,848) é líder geral do Idese na categoria dos cinco melhores desempenhos entre 87 cidades que possuíam, em 2016, população estimada entre 20 mil e 100 mil habitantes. Logo em seguida vem Veranópolis (0,848), também da Serra Gaúcha.

Evandro Zibetti, prefeito de Carlos Barbosa, afirma que a classificação é resultado de “um povo extremamente trabalhador, disciplinado, comprometido por meio dos empresários e colaboradores, com mão de obra qualificada e me refiro em todos os setores: indústria, agricultura, serviço, comércio, enfim, tudo que envolve a cadeia produtiva econômica aqui do nosso município”, frisa Zibetti.

O prefeito também destaca que o resultado gerou alegria e rendeu elogios por parte de outros prefeitos e empresários. “Durante esse período tivemos um aumento considerável da população e isso acaba gerando demanda maior da saúde, que é um dos pontos importantes para esses índices e a gente se preocupa em sempre servir da melhor forma possível. Nosso foco, junto com a equipe, é prestar o melhor serviço dentro das condições que se apresentam”, conclui.

Garibaldi

Também no desempenho das 87 cidades com número de habitantes estimado entre 20 mil e 100 mil habitantes está Garibaldi, que ficou na 3° posição (0,838). Antônio Cettolin, prefeito do município, destaca que esse resultado dá estimulo para a cidade. “O resultado tem muito a ver com a renda que é particular e diz respeito ao empenho das empresas e dos trabalhadores, já o setor saúde e educação competem ao município, então isso garante que estamos trabalhando de forma certa, porque ficar em 3° lugar é um dado importantíssimo e é uma posição de destaque”, afirma.

Rio Grande do Sul

O Estado apresentou crescimento de 0,34% no Idese, passando de 0,751 em 2015 para 0,754 em 2016, ano base do levantamento. Educação foi a que apresentou maior crescimento. Saúde ficou em segundo lugar, com avanço de 0,26% sobre a base de 2015. Entretendo, na contramão, o bloco renda foi o único a apresentar redução, com queda de 0,89% sobre 2015.