Nesta quarta-feira, 12 de julho, uma das personalidades mais importantes do Rio Grande do Sul completa 90 anos. João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, dedicou cerca de sete décadas de sua vida à manutenção da cultura gaúcha. Devido a idade avançada, o ícone do tradicionalismo divulgou comunicado informando o seu afastamento da vida pública, pelo menos por enquanto.

Nascido em Santana do Livramento em 1927, a história do folclorista e historiador dentro do tradicionalismo iniciou em 1947, ao liderar um grupo de estudantes que fundaram o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, considerado o berço do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Dentro de suas atividades voltadas à tradição, Paixão criou, durante a primeira Ronda Crioula, uma série de solenidades culturais e cívicas que deram origem aos símbolos da Chama Crioula e do Candeeiro Crioulo e que inspiraram a criação da Semana Farroupilha. Na década de 50, o folclorista foi convidado pelo escultor Antônio Caringi para posar com suas roupas campeiras e o laço como modelo a famosa estátua do Laçador.

Na semana passada, a família de Paixão Côrtes divulgou uma carta informando o afastamento do tradicionalista da vida pública. Conforme o documento, a idade avançada pesou na decisão do folclorista. “Vai dar uma pausa na sua atuação como homem público, pois os anos de tropeada lhe causaram desgastes de saúde. Já não consegue atender igualmente a todas as demandas e não quer preterir ninguém, mas precisa se fortalecer”, afirma a nota. “Espera que compreendam sua decisão. A sua figura pública sempre foi agente de uma ideia, que foi plantada em solo fértil, e propagou nas novas gerações. Que estas sejam responsáveis pelos novos frutos”, enfatiza o documento.

 “Um líder nato para todos aqueles que estão iniciando a vida no tradicionalismo. Ele nos fortalece com suas opiniões, sendo um agente de ideias para as novas gerações. Só nos resta agradecer por tudo o que fez pela nossa cultura”. Paulo Jair da Silva – patrão do CTG Herdeiros da Bombacha. 

“Personagem decisivo na cultura gaúcha. Junto com Barbosa Lessa e Glaucus Saraiva foram peças fundamentais na edificação do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Se hoje cultivamos as nossas tradições dentro dos galpões, devemos muito à Paixão Côrtes”. Claudiomiro Dias – Presidente da Associação Bento Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).

“Não existem palavras que possam expressar o nosso sentimento de gratidão à Paixão Côrtes. A despacito, sua presença perpetua e com certeza perpetuará em nossos meios, pois jamais se fará silente. Muitos de nós hoje temos a certeza de cultuar uma cultura tão rica, que enche nossos corações com um misto de sentimentos. Juntos, tornamos uma sociedade melhor e todos esses ensinamentos tem um laço com a personalidade de Paixão. Hoje, somos milhões de pessoas apaixonadas pela tradição que ele ajudou a propagar com tanto vigor. Devemos muito a ele”. Alice Pagliarini Picolotto – 1ª Prenda da 11ª R.T.

“Paixão Côrtes está entre os 20 gaúchos que marcaram o século 20, colocando-se entre as exponenciais figuras, como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, João Goulart, Érico Veríssimo, Mário Quintana e Barbosa Lessa que marcam a paleta do tempo na história do Rio Grande. Não poderíamos ficar de fora deste momento de homenagens a este ilustre rio-grandense”. Antenor Rizzi – patrão do CTG Laço Velho.