Em agradecimento ao aumento do repasse do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que passou de 25 para 50% com alteração da Lei 10.989/97, em 11 de janeiro de 2012, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) presta homenagem ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A cerimônia será nesta quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h45min, na sede da instituição, em Bento Gonçalves.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Moacir Mazzarollo, o valor proveniente do Fundovitis é fundamental para o desenvolvimento de ações de promoção e imagem do vinho brasileiro – mais de 90% da produção vinícola nacional é gaúcha. “Nossa meta em 2015 é ampliar o repasse para 75%, garantindo mais autonomia para ações com foco no setor, as quais apresentam impacto direto em mais de 700 vinícolas e 15 mil produtores rurais, além de profissionais como pesquisadores, especialistas, extensionistas, entre outros”, destaca. O Fundovitis é o capital formado pelo recolhimento de taxa, pelo governo estadual, junto às vinícolas, conforme o volume de uva industrializado, a qual é creditada no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O governador Tarso Genro será homenageado com uma placa fixada na sede do Ibravin. A lei original, que determinava o repasse de 25% do fundo a ações promovidas pelo Ibravin, foi encaminhada à Assembleia Legislativa por iniciativa da governadora Yeda Crussius. Antes disso, não havia lei que regulamentasse a transferência.