O Hospital Tacchini esteve presente na Conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada no início deste mês, em Lyon, na França. Representado pela Dra Juliana Giacomazzi, o Tacchini foi a única instituição de saúde do Sul do País a marcar presença no evento, que teve a participação de 81 países para debater o “Câncer mundialmente: ocorrência, causas e caminhos para a prevenção”.

Conforme a biomédica, o Hospital Tacchini foi selecionado pela OMS para apresentar o trabalho em uma sessão em conjunto com outros 60 trabalhos. “Foi um momento muito importante, pois éramos os únicos do Rio Grande do Sul e entre os poucos do Brasil. Tivemos então, a oportunidade de apresentar o trabalho pioneiro do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde”, destaca a coordenadora deste trabalho. Dra. Juliana explica que através deste trabalho foi possível identificar características e peculiaridades quanto a fatores de risco para câncer nos pacientes da região. “Apresentamos uma ampla análise realizada através do acompanhamento dos pacientes com câncer atendidos na instituição ao longo de 10 anos. Ao todo, foram 9.129 pacientes. Com essas informações, elaboramos planos de ação, que incluem projetos colaborativos e inovadores para a nossa região, em parceria com instituições nacionais e internacionais”, conta a doutora, com formação em pesquisa e desenvolvimento em saúde, com mestrado, doutorado e dois pós-doutorados nesta área.

Estão envolvidos diretamente nas atividades do Instituto Tacchini de Pesquisa e Desenvolvimento, além da Dra Juliana Giacomazzi, a Dra. Alessandra Kaercher, Técnica em Enfermagem Mari Ines Paese, Enfermeira Gislaine Grapiglia, Dr. Fernando Obst, Dra. Roberta Pozza e o Superintendente Hilton Mancio.