Do total, 23 unidades são destinadas a pacientes do SUS; destas 10 são exclusivamente utilizadas para o combate ao coronavírus

O aumento de internações provocadas pelo novo coronavírus obrigou o Hospital Tacchini a reestruturar sua capacidade física e ampliar o número de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Na quinta-feira, 18, o superintendente da instituição, Hilton Mancio, anunciou mais 10 novos espaços que devem ficar em funcionamento até o final da pandemia.

Conforme Mancio, a inclusão dos novos espaços foi definida, com base em cenários críticos que podem ocorrer nas próximas semanas, baseado nos números que o Hospital Tacchini possui. “A abertura desses 10 leitos foram pensados em um cenário muito pior que o que estamos passando, mas os critérios estabelecidos pelo Estado faz com que tenhamos leitos de retaguarda caso necessário. É isso que estamos fazendo”, afirma.

Do número total de unidades, 23 são destinadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Destas, 10 são voltadas, exclusivamente, ao tratamento da Covid-19. Com este aumento, a ala particular da instituição passa a contar com 27 leitos. De acordo com o hospital, este novo espaço possui isolamento, ou seja, estão habilitadas para receber pacientes com suspeita ou confirmação do coronavírus.

Com o aumento de unidades, a taxa de ocupação de UTIs na casa de saúde de Bento Gonçalves passou de 80% para 68%, segundo última atualização no sistema, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na manhã desta sexta-feira, 19.

A expectativa da prefeitura é de que com a inserção de novos leitos nesta semana, a região da Serra volte ao patamar da bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Um trabalho regional para ampliação de leitos, criação do observatório da Saúde junto com Associação dos Municípios da Encosta Superior da Região Nordeste (Amesne), Corede Serra e Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi elaborado para direcionar a modificação de bandeira. Na terça-feira, 16, o governador Eduardo Leite, manteve a decisão da permanência da região no status de alto risco de contaminação pela Covid-19, restringindo a abertura de estabelecimentos de diversos setores.

Foto: Alexandre Brusamarello / Hospital Tacchini