O cônsul da Itália, nesta cidade, Dr. Gino Battochio, deu a ideia de trazer ao município o ilustre médico italiano Dr. Bartholomeu Tacchini, comendador, instalando-se primeiramente, em uma casinha de madeira, nas proximidades da Igreja Matriz Santo Antônio. O aumento crescente da clínica e da cirurgia fez com que transferisse para outro local, onde está situado o prédio que pertencia na época à Fasolo S/A- (hoje ponto certo) na oportunidade anterior Indústria de Couros e sucessivamente também foi sede da sociedade italiana da Mútuo Socorro.

Esta segunda instalação, com o decorrer do tempo, tornou-se precária com o desenvolvimento das atividades profissionais do citado médico. Tal situação se tornou angustiosa ao ponto de, certa feita confessar o Dr. Tacchini ao seu amigo Telemaco Ballista que, não sendo possível trabalhar como desejava e idealizava, vinha tendo projetos de mudar-se do município, em busca de condições mais favoráveis ao exercício da clínica e da prática da cirurgia. Alarmado pelo tom profundamente sério que lhe falava o grande médico, procurou o Sr. Ballista dissuadi-lo de tais intenções, chegando a sugerir alterações fundamentais no prédio com despesas do povo. Não foi bastante a sugestão: entendia o Dr. Tacchini que tais alterações não teriam a virtude de dar-lhe o hospital que era seu sonho. Foi então que o mesmo Ballista prometeu que seria adquirido um terreno de proporções suficientes e, nele, edificar-se-ia um hospital que realizasse aquele sonho e pudesse condizer com o progresso da medicina em Bento Gonçalves. Ante a descrença do médico italiano, aludiu ele a possibilidade de reunir os homens mais representativos da cidade, organizarem elas uma comissão que levantaria os fundos necessários, adquiriria o terreno e ergueria o desejado hospital.

A comissão era constituída pelos Srs. Victório Moré, Attílio Michelon, Luis M. Todeschini, Telemaco Ballista. O terreno onde está o hospital era da família Menegassi. Quanto à denominação do nome do Hospital , assentou-se desde logo, por sugestão do Sr. Carlos Dreher Filho, que seria o nome de ” Dr. Bartholomeu Tachini”, como premio justíssimo.

“O Dr. Bartholomeu Tachini era filho do comendador Agostinho Tachini e Dona Ida Galassi, nasceu no dia 19 de novembro de 1878 em Caltaniosetta (Sicília) sul da Itália. Em junho de 1903, formou-se em medicina na cidade de Modena(Itália) – Em 1911, o Dr. Tachini chegou ao Brasil, na cidade de Pelotas-RS. Chegou em Bento Gonçalves em 1912, iniciou suas atividades, como médico cirurgião e higienista, firmando-se brilhante e definitivamente”.
E, em 1924 foi fundado o hospital Bartholomeu Tachini, que com a ajuda dos imigrantes italianos moradores em Bento Gonçalves teve sua inauguração em 1927. Os serviços internos era zelosamente dirigido por irmãs de São Carlos e o corpo médico pelo Dr. Tachini, como diretor e a equipe, Dr. Vico (Lodovico) Barbieri, José Florêncio Martins, Dr. Carlos Cini e enfermeiro Sr. Augusto Casagrande, e radiologista , Dr. Mario Francisco Caorsi.
O Dr. Tachini, falaceu em 18/11/1936, em São Paulo, de linfoma, e fez um pedido por escrito “Quero ser enterrado em Bento Gonçalves, de preferência no Hospital”.