Um caso de fraude foi registado em Bento na terça-feira, 23 de janeiro, no Caminhos da Eulália, área rural de Bento Gonçalves. O crime foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Um homem se passou por funcionário de uma empresa de internet para tentar aplicar um golpe em uma cliente da prestadora de serviços.

Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), o indivíduo chegou na residência dizendo que iria efetuar reparos na rede de internet. Conforme a vítima, ele já havia estado na residência em novembro do ano passado.

No entanto, a vítima desconfiou, já que o homem não estava com carro da empresa, nem apresentou crachá. Ele teria solicitado, ainda, que ela saísse de casa para comprar um equipamento necessário para a instalação. Como ela não atendeu ao pedido, o homem disse que voltaria mais tarde.

Após ele deixar a residência, a vítima entrou em contato com a empresa, que afirmou que o funcionário não fazia mais parte do quadro de funcionários. Ainda segundo a companhia teria relatado à vítima, ele compareceu em pelo menos outras três residências se identificando como funcionário, para fazer reparos.

A vítima não teve nada levado do interior de sua residência. Conforme o registro, a vítima afirmou achar que se tratava de uma tentativa de furto.

Polícia Civil alerta para cuidados nesses casos

Para evitar casos como esse, é preciso estar alerta. De acordo com o delegado titular da DPPA, Arthur Hermes Reguse, é importante a pessoa se precaver quanto ao atendente, com medidas preventivas. Entre elas, verificar se está devidamente identificado, se tem credenciais e é de fato o responsável por fazer esse serviço. “Um telefonema junto a operadora já pode ajudar a esclarecer essas questões”, afirma.

Ainda segundo ele, uma vez que a pessoa esteja dentro da residência, é importante que se acompanhe o serviço a ser feito. “É fundamental verificar o que está sendo feito, para saber se o serviço está sendo prestado ou se a pessoa está praticando um ato ilícito”, finaliza.