Vinicius já havia admitido envolvimento em delito contra Carniel, entretanto, investigação da Polícia Civil ainda não confirma relação entre casos

Na manhã deste sábado, 28 de maio, Vinicius de Almeida Castro, de 26 anos, foi executado a tiros na rua Tercílio de Melo, em Farroupilha. A vítima de homicídio já havia sido indiciada, no começo deste ano, em relação a agressões físicas contra o jornalista Daniel Carniel, no município de Garibaldi.

Vinicius foi baleado cinco vezes e populares o levaram até o Hospital Beneficente São Carlos, para onde a Brigada Militar também foi chamada. Ele morreu algumas horas depois, não resistindo aos ferimentos ocasionados pelas munições.

A Polícia Civil de Farroupilha inicia os trabalhos no caso nesta segunda-feira, 30, a partir de uma linha de investigação já formada, mas que de acordo com o delegado Ederson Bilhan, não pode ser divulgada. Vinicius esteve envolvido em uma briga numa boate, ainda antes do delito cometido contra o jornalista. A polícia ouvirá os responsáveis pela casa noturna e outras pessoas que estavam na festa.

Agressão em Garibaldi

Mesmo com o indiciamento de Vinicius, ainda não há uma relação informada entre a agressão ao jornalista e a execução a tiros de sábado. O incidente em Garibaldi ocorreu no dia 14 de janeiro, quando Carniel chegava para apresentar seu programa em uma emissora e foi agredido com socos e chutes por um homem que o aguardava na recepção do local. De acordo com apurações, o ato foi uma representação de represália a reportagens do comunicador.

Em depoimento à polícia, no caso de Carniel, Vinicius confessou que teria sido contratado por Micael Carissimi para agredir o jornalista. Entretanto, ele repassou a tarefa para outro indivíduo, de 21 anos, que a executou. Carissimi já foi secretário de Administração em Garibaldi, de 2013 a 2016, e secretário de Obras da cidade, em 2017.

O advogado de defesa de Carissimi nega que o cliente tenha qualquer envolvimento com o caso. Ainda no começo das investigações, os agentes da polícia cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Vinícius, em Farroupilha, o que resultou na descoberta sobre a possível contratação para o crime.