Na Itália, na cidade de Cremona, eram fabricados os acordeões “SAVOYA”, famosos em toda a Europa e os primeiros a serem produzidos naquela região.
A partir de 1875, em nossa região, começaram a chegar os imigrantes italianos e com eles a divulgação do acordeão.
Em Santa Teresa, (hoje Município, na época Distrito de Bento Gonçalves) às margens do Rio Taquari, fixou residência o casal de imigrantes CESERE APPIANI e MARIA SAVOYA, filha do fabricante dos Acordeões de CREMONA.
Os primeiros Acordeões “APPIANI CESERE e SAVOYA MARIA”, em Santa Teresa, montaram uma pequena fábrica e mantiveram as características daqueles produzidos em Cremona na Itália.
Em Veranópolis, Túlio Veronese possuía uma oficina de consertos de gaitas que vinha de todas as partes da região, tendo mais tarde fabricado em larga escala os acordeões “VERONESE”.
Na mesma época, no interior de Bento Gonçalves, na Linha 15 da Graciema, Luigi Somenzi consertava os acordeões e ensaiava as primeiras montagens com o auxílio de dois rapazes: Arcibaldo Somenzi e Luiz Matheus Todeschini.
Arcibaldo Somenzi, sobrinho de Luigi Somenzi, mais tarde viria a adquirir a fábrica de Maria Savoya de Santa Teresa e a estalaria em Getúlio Vargas-RS, onde fabricaram os acordeões “SOMENZI”.
Entretanto, LUIZ MATHEUS TODESCHINI continuou trabalhando com Luigi Somenzi, e desta oficina surgiu a grande fábrica de “ACORDEÕES TODESCHINI”.
A grande fábrica de Acordeões TODESCHINI que LUIZ MATHEUS TODESCHINI construiu, e iniciou na Linha 15 da Graciema, quando em 1916, chegou com seus pais.
Contando com apenas 13 anos, LUIZ MATHEUS TODESCHINI, começou a trabalhar na oficina de Luigi Somenzi, onde relógios, bombas de sulfatar, motores e acordeões “gaitas” eram consertados com bravura, pois muitas vezes, tinham que improvisar peças para recuperar o que os fregueses deixavam para conserto.
Para o conserto e montagem dos acordeões era necessário aço e celuloide e estes eram importados da Itália. Somenzi foi, por duas vezes, aquele país em busca de novidades para a indústria que estava crescendo.
No ano de 1925, “Cinquentenário da Imigração Italiana”, realizou-se em Porto Alegre uma exposição, onde Somenzi foi convidado a expor uma “gaita” de sua fabricação. Foi TODESCHINI quem montou a primeira “gaita apianada”, com teclas de madrepérolas (até então eram botões de louça ou de osso). O modelo para a região era novo, pois era composto por 37 teclas e 80 baixos. Acordeões neste estilo só eram fabricados na Itália e na Alemanha.
O resultado foi Medalha de Ouro para a magnífica produção.
“APLAUSOS PARA QUEM MERECE”