A hipertensão foi considerada até recentemente como uma doença quase que exclusivamente de adultos, que na maioria dos casos teve uma “hipertensão primária” ou seja, que ocorre sem uma doença subjacente que o justifique. Em geral, é, hábitos sedentários com sobrepeso ou obesidade, histórico familiar de diabetes ou hipertensão. Os poucos casos em que a doença foi diagnosticada em crianças ou pré-adolescentes foi uma “hipertensão secundária”, devido à doença renal. Actualmente, os casos de “hipertensão primária ou essencial” estão em ascensão, especialmente em adolescentes entre 12 e 18 anos de idade.

Excesso de peso

O ganho de peso merece atenção especial desde a sua existência, pois aumenta o risco de desenvolver hipertensão e é um dos fatores de risco em que os pais, e até mesmo o paciente pode agir. Um estudo recente relatou uma incidência três vezes maior nos alunos do ensino secundário a hipertensão obesos comparados aos adolescentes não obesos.

Sedentário

A inatividade física está diretamente ligada ao aumento de peso. Nas grandes cidades, o sobrepeso e a obesidade, favorecida pela permanência de longas horas nas telas de computador, TV ou do jogo, atingiram proporções epidêmicas entre crianças e adolescentes. Essas atividades não devem exceder duas horas diárias e devem dedicar pelo menos 30/60 minutos por dia para a prática de atividades físicas aeróbicas.

Consequências para a saúde

A criança ou adolescente com hipertensão pode ter sintomas como dor de cabeça, rubor da face e orelhas, irritabilidade, tonturas, fadiga e sangramento nasal. No entanto, aproximadamente 60% dos pacientes não apresentam sintomas até que a pressão já causou danos suficientes.

Hipertensão na infância e adolescência provoca danos ao coração (aumento do tamanho do ventrículo esquerdo), acelera o processo de aterosclerose e é um fator de risco para doença cardíaca coronária na idade adulta.

A importância de “tirar a pressão”

De acordo com estatísticas 8 de 100 crianças em nosso país poderia ser hipertensos e metade das crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos nunca foram submetidos a controlar a pressão arterial. A pressão deve ser medida em crianças a partir de três anos de idade, a cada consulta no pediatra.

É considerado hipertensão quando o valor médio de três medições realizadas em três momentos distintos acima do percentil 95 para a idade Mo , altura e peso , ou seja, que são superiores aos encontrados em 95 % das crianças com as mesmas características.

Para lembrar

Uma dieta com menos gordura e mais frutas e verduras, e com a quantidade certa de sal, a prática de atividade física e dizer “não” a um estilo de vida sedentário são os fundamentos da atividade de prevenção de hipertensão. A detecção precoce da hipertensão arterial em crianças e adolescentes e para iniciar o tratamento atempado pode evitar complicações a curto, médio e longo prazo.

Educar e informar são as melhores estratégias para prevenir o desenvolvimento de hipertensão.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br