Administrador com mestrado em Gestão pela UFSC e cursos de aperfeiçoamento em planejamento e negócios nos Estados Unidos e Alemanha, Lauro Andrade Filho realizou mais de 50 eventos em 10 países com foco em arquitetura, decoração, design, construção e revestimentos nos últimos 15 anos. É o idealizador da Design Weekend brasileira, que chega a sua quinta edição com mais de 100 eventos por toda a cidade de São Paulo e tendo como âncora a primeira edição da Casa Brasil na capital paulista: A High Design – Home & Office Expo, de 09 a 11 de agosto.
Com proposta de tornar-se o principal evento internacional de design de mobiliário da América Latina, a High Design Expo vem para ampliar a geração de negócios durante o festival, a exemplo do intercâmbio que ocorre entre o Fuorisalone e o Salão Internacional do Móvel de Milão. Seguindo o modelo desenvolvido pelo Sindmóveis nas quatro edições da Casa Brasil em Bento Gonçalves, a nova feira vai mesclar negócios e conteúdo, por meio de projetos simultâneos, como o Conad – Congresso Nacional de Designers de Interiores, a Conferência do Greenbuilding Expo e a Mostra do Prêmio Salão Design.
Nessa entrevista exclusiva ao Jornal Semanário, Lauro Andrade Filho conta detalhes da parceria firmada em 2015 entre a sua empresa Summit Promo, a multinacional inglesa Informa Exhibitions e o Sindmóveis Bento Gonçalves para criação da High Design Expo.

Jornal Semanário – Como se desenvolveu essa parceria que possibilita levar a Casa Brasil para São Paulo?

Lauro Andrade Filho – A Casa Brasil foi criada pelo Sindmóveis em 2007, como uma estratégia de agregação de valor aos produtos do setor moveleiro da região. Complementar à Movelsul Brasil, ela tinha como objetivo promover as empresas do segmento junto a arquitetos, designers de interiores, varejo de móveis de alto padrão e compradores internacionais. Foi brilhantemente realizada na Serra Gaúcha por quatro edições bienais e precisava se transformar em uma plataforma global de negócios. Nossa experiência de sucesso com Expo Revestir e DW!, somada à capacidade de articulação, mobilização e captação de investidores, criou o ambiente perfeito para a continuidade da Casa Brasil em outro patamar.

Jornal Semanário – O que os visitantes vão encontrar na feira?

Lauro Andrade Filho – Um ambiente de negócios e conteúdo inédito no segmento moveleiro nacional, que tem a ambição de se tornar o “Salão do Móvel Brasileiro”, totalmente conectado com a maior semana de design da América Latina, o DW! São Paulo Design Weekend.

Jornal Semanário – Por que São Paulo foi escolhida?

Lauro Andrade Filho – São Paulo é a capital dos negócios e maior “hub” financeiro de logístico da América Latina. Sozinho, o estado responde por cerca de 40% do PIB nacional. A região metropolitana da cidade de São Paulo tem economia similar a do Chile e o estado quase do tamanho da Argentina. Em raio de 100km quatro aeroportos tem voos diretos para as 150 maiores cidades do país e às 100 cidades mais importante do mundo. Não há como comparar SP a nenhuma outra cidade brasileira em termos de potencial de negócios e facilidades logísticas, sendo o local ideal para um evento que pretende ser um dos mais importantes do mundo no segmento em cinco anos.

Jornal Semanário – Quais as novidades em relação à Casa Brasil que era realizada em Bento Gonçalves?

Lauro Andrade Filho – Muitas novidades! Não existe evento similar na América Latina que reúna as principais marcas de móveis planejados, “soltos”, autorais, cozinhas, iluminação e superfícies. Além da quantidade de conteúdo e eventos simultâneos acontecendo no mesmo espaço. A interação destas marcas com milhares de profissionais arquitetos e designers de interiores, além de lojistas e compradores internacionais, sem dúvida gerará negócios e causará experiências únicas, inéditas e exclusivas aos participantes.

Jornal Semanário – Alguns dizem que feiras são modelos defasados para criar um ambiente propicio aos negócios. Como você avalia esta questão?

Lauro Andrade Filho – Quaisquer mídias, sejam elas presenciais (feiras), impressas ou digitais, morrerão se não apresentarem uma proposta de valor adequada aos seus públicos. Acreditamos em plataformas múltiplas e integradas. O momento do país sem dúvida tira a confiança de todos e reduz a velocidade de investimentos. É neste momento que as estratégias de longo prazo devem guiar as ações, enquanto se “sobrevive com criatividade” no curto.

Jornal Semanário – Qual a sua expectativa para a feira, que começa na próxima terça-feira, dia 09 de agosto?

Lauro Andrade Filho – Somos especialistas em realizar eventos de grande porte, altamente qualificados em termos de visitação. Nossas pesquisas e experiência garantem que o mercado está ávido por este tipo de plataforma, integrando negócios e conteúdo. A Expo Revestir, que dirigimos desde 2006 e cresce em todos os indicadores quantitativa e qualitativamente há 12 edições consecutivas, mudou para melhor todo o setor de revestimentos, louças e metais sanitários, transformando-o em competitivo protagonista global e inserindo o Brasil como importante player no calendário mundial do setor. Mais do que esperar algo, nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para mostrar ao setor moveleiro, como um evento deste porte pode mudar a indústria de patamar.