Atleta pinto-bandeirense sagrou-se campeã nos 3000 metros com obstáculos; se consagrou vice-campeã nos 5000 metros rasos e conquistou a terceira colocação nos 1500 metros rasos

Nos dias 11 e 12, Hélen Spadari participou do 68º Campeonato Paranaense realizado em Foz do Iguaçu, onde conquistou ótimos resultados, obtendo três pódios. A atleta conquistou o primeiro lugar nos 3000 metros com obstáculos, o segundo lugar nos 5000 metros rasos e a terceira colocação nos 1500 metros rasos.

Apesar de tudo que o Rio Grande do Sul está passando, Hélen conseguiu chegar à Foz do Iguaçu. Superando as adversidades a atleta ficou muito satisfeita com o resultado obtido, pois a competição serviu como preparação para o Troféu Brasil que ela vai disputar em julho. “Corri os 3000m com obstáculos para melhorar minha performance para a próxima competição e fiz o índice dos 5000 metros necessários para o Troféu Brasil. Já a prova dos 1500 metros rasos decidi realizar de última hora pois estava com o objetivo de pontuar para a minha equipe”, relata.

Ainda se recuperando da lesão sofrida no ano passado, a corredora está se adaptando novamente às provas mais pesadas. “Estou voltando à minha constância de treinamentos e, por conta disso, é muito importante estar representando a minha equipe em outro estado. Nesses últimos dois anos, considero que esta competição foi a que apresentei melhor desempenho, isto se deve muito a estar voltando a minha constância”, expõe.

Além dos expressivos resultados individuais obtidos, sua equipe de Atletismo de Cascavel acabou se sagrando campeã geral e obteve a terceira colocação feminina. Por pouco a atleta pinto-bandeirense não conquistou a primeira colocação nos 5000 metros. “Liderei a prova dos 5000 metros, onde fui ultrapassada nos últimos 200 metros. O obstáculo é uma das provas mais complexas do atletismo, além de ela ser meu ponto forte, foi a primeira a ser realizada, o que ajudou no meu resultado. Minha recuperação durante as provas acabou sendo afetada, pois quando se corre três vezes em dois dias, seu corpo se esforça muito mais do que o necessário”, revela.

Apesar das conquistas, Hélen acabou não passando o Dias das Mães com sua mãe, por isso a atleta dedica seus pódios para sua mãe, uma das pessoas que mais a apoiam no esporte. “Minha família é a minha base, para tudo que venho completando. Mas em especial, queria dedicar estas conquistas a minha mãe, a qual tive que passar o final de semana longe”, conclui

Com os resultados, Hélen se credenciou para disputar mais uma edição do Troféu Brasil de Atletismo, o qual vai para a sua 43ª edição. O campeonato nacional da modalidade será disputado de 27 a 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os participantes vão brigar por índices e pontos no Ranking Mundial para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.