Podemos até não nos dar conta, mas as gripes e as pneumonias ceifam muitas vidas. As maiores vítimas são as crianças e a população com idade mais avançada. Como se sabe, as infecções são provocadas por uma grande variedade de microorganismos que vão desde vírus, fungos, bactérias ou até parasitas. A bactéria é um tipo de micróbio muito característico que existe na natureza junto a plantas e animais e que eventualmente pode provocar infecções. Quando alguém está infectado começa a apresentar uma série de sintomas bem determinados e freqüentemente pode contaminar outras pessoas.

A vítima pode morrer desta infecção, pode até recuperar-se espontaneamente ou necessitar de uma medicação específica para combater o agente causador deste mal. A capacidade do nosso organismo de resistir ao germe é definida por uma imunidade, isto é, capacidade de resistir a estes microorganismos e que varia de pessoa para pessoa.

Os sintomas de uma infecção na terceira idade nem sempre são muito claros e podem até ser mal interpretados e confundidos com outras doenças. Elas podem se manifestar através de fraqueza, confusão mental, perda de apetite, dificuldade para andar, etc. A febre pode não estar presente.

As infecções bacterianas são uma das principais causas de morte na terceira idade, com destaque para a pneumonia. A hospitalização aumenta muito a possibilidade de se contrair infecções. Até, porque, no ambiente hospitalar, mesmo que não os possamos ver, existe uma grande quantidade de microorganismos e que muitas vezes passam para o organismo da pessoa internada. Está aí o risco do velho hábito da população de querer hospitalizar nossos “velinhos” por qualquer coisinha.
A tosse vem a ser um mecanismo de defesa. Quando aguda, dura menos de três semanas.

A crônica costuma persistir por mais tempo. A tosse produtiva auxilia na eliminação das secreções acumuladas nas vias respiratórias (catarro). Ela é, portanto, útil e necessária e não deve ser bloqueada com medicamentos contra a tosse. Apenas quando se manifesta sem catarro, ou seca, pode ser combatida através de um xarope antitussígeno. Nas crianças deve-se utilizar xaropes de sabor agradável, o que, sem dúvida, poderá auxiliar na continuidade do tratamento.

As crises asmáticas constituem-se em um outro problema respiratório e ocorrem com freqüência com a chegada do inverno. Os asmáticos apresentam uma redução no calibre das vias aéreas, o que faz com que venham a ter falta de ar e chiado no peito.

Vale novamente a dica: a tosse é um mecanismo de defesa do nosso organismo para a expulsão de elementos estranhos das vias respiratórias, como fumaça, catarro e poeira. Gripes e pneumonias podem estar entre suas causas. A cor do catarro pode variar de acordo com a gravidade do problema. Quanto mais escura, maiores as chances de complicações. Sempre que a tosse for persistente, houver a presença de uma secreção mais escura, associado à febre, mal estar, falta de vontade de se alimentar, deve-se procurar por um médico que possa proceder a uma melhor avaliação e iniciar um tratamento adequado. Além disto, a vacinação ou alguns cuidados poderiam prevenir muitas destas complicações graves.

Texto: Ivan Seibel

Fonte: Folha do Mate