De virada, Tricolor bateu a equipe carioca por 2 a 1, com gols de Bitello e Ferreira 

O Grêmio entrou em campo na tarde deste domingo, 13,  na Arena, para enfrentar o Fluminense, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Bitello e Ferreira, o Tricolor bateu a equipe carioca por 2 a 1, somando três pontos na competição, resultado este que deixar a equipe de Renato Portaluppi na vice-liderança, com 33 pontos. 

A partida começou movimentada, com chances criadas pelos dois lados. O Fluminense ameaçou com uma enfiada de bola de Samuel Xavier para Cano, que chutou cruzado, obrigando Gabriel Grando a fazer grande defesa. Mas o Tricolor respondeu com um lance de Suárez para Ferreira, que acionou Bitello mais à direita. O meia cruzou na pequena área, mandando forte demais, impossibilitando o camisa 9 alcançar. 

Com maior posse de bola, os visitantes seguiram impondo seu ritmo nos espaços que o Grêmio acabava por dar. Aos 12’, chegaram novamente com perigo, quando Keno, de frente para Grando, mandou a gol, mas o goleiro gremista segurou. A resposta do time de Renato Portaluppi veio de imediato, com Ferreira chutando no canto esquerdo, mas Fábio também bloqueou. 

A pressão adversária resultou em gol aos 19 minutos de bola rolando, quando Keno recebeu na esquerda e mandou na área. Cano se antecipou à zaga e desviou para o fundo das redes. 

O Grêmio não se abalou e conseguiu igualar a contagem aos 24’, com Bitello, que recebeu um passe dentro da área de Suárez e chutou cruzado na saída do goleiro, sem chances de defesa, empatando o jogo na Arena. Quase que o Tricolor ampliou aos 34’, com Suárez acionado na área, mas o uruguaio foi flagrado em posição de impedimento e o lance anulado. 

A equipe carioca teve nova chance em bola parada, com uma cobrança de falta da entrada da área: Arias cobrou em curva, mandando por sobre a meta. 

E a virada veio. Após boa trama pela direita, a bola chegou a Ferreira dentro da área, que recebeu, cortou para a perna direita e finalizou, mandando no canto direito do gol adversário. Grêmio 2 a 1, com 45 minutos jogados. 

Na etapa complementar, o Tricolor iniciou pressionando, tanto que criou uma boa chance logo aos 6’, quando Suárez tramou com João Pedro Galvão, mas a zaga fez o corte. Na sequência, depois de recuperar a bola no erro adversário, Ronald teve a chance de finalizar, mas perdeu o ângulo e acionou o uruguaio, que finalizou – o goleiro carioca defendeu. Outra boa chance gremista nasceu pela direita, com um cruzamento de Fábio. Suárez tentou desviar, mas a bola saiu pela linha de fundo. 

Aos 22’, em lance de contra-ataque, Bitello deu um passe para Ronald que saiu em velocidade e cruzou, mas a bola bateu no defensor e saiu. Na sequência, foi a vez de Pepê arriscar, batendo de longe, mas para fora. 

Mas em uma das chegadas adversárias ao ataque, Cano foi acionado novamente na boca do gol e mandou para as redes – o lance foi anulado por impedimento de Keno, na origem da jogada. Logo de imediato, o mesmo aconteceu com os gremistas. Depois de um cruzamento da esquerda, Martinelli desviou, enganando o goleiro Fábio – a bola acabou no gol, mas o lance foi anulado pelo VAR, analisando a posição de Suárez, que participou da jogada. Segundo arbitragem, impedido. 

Com o resultado, o Grêmio soma três pontos e chega a 33 na competição, reassumindo a vice-liderança. 

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA