Eventos como a Fimma e Movelsul, além da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho devem acontecer este ano. Após cenário de incertezas, expectativa é de sucesso

Bento Gonçalves, mais especificamente o Parque de Eventos do município, é sede de eventos grandes, com visitantes e expositores de todo o país. Como maiores exemplos estão a Movelsul, maior feira do setor moveleiro no país; Fimma Brasil, que tem foco comercial e atrai compradores internacionais de mais de 30 países e, por fim, a ExpoBento, a maior feira multissetorial de compras e entretenimento em território nacional junto à Festa Nacional do Vinho (Fenavinho).

Em 2020, entretanto, a pandemia frustrou os planos de grande parte da população e as feiras não puderam ser realizadas. Desde então, nova organização e outros meios foram pensados e agora, após a vacinação de grande parte da população, os eventos estão previstos para este ano.

A partir de 2021, foi decidido que a Fimma e a Movelsul uniriam forças e seriam realizadas juntas. Por isso, terão suas próximas edições no mesmo período e integrando toda cadeia de madeira e móveis. O presidente da Fimma, Euclides Rizzi, afirma que o cenário atual é diferente de 2020 e 2021. “O mundo parou e as feiras foram adiadas, pois existiam inúmeras incertezas no início da pandemia”, destaca.
Segundo Rizzi, observando as tendências sanitárias do Brasil e do exterior, até março a situação deve estar mais branda. “Para garantir que o evento seja seguro, exigiremos o uso de máscaras, que comprovadamente é um dos cuidados mais eficientes. Também vamos disponibilizar álcool em gel em diversos pontos dos pavilhões, permitindo que as pessoas higienizem as mãos e seus pertences constantemente”, salienta.

Algumas diferenças devem ser notadas em relação às feiras de 2022, segundo Rizzi. “A integração de toda a cadeia moveleira será o grande diferencial deste ano. Fabricantes de insumos, marceneiros, lojistas, importadores, arquitetos, designers e diversos outros profissionais estarão ainda mais próximos”, menciona.
Além disso, outra novidade é a plataforma Hub Moveleiro. “Já está no ar com conteúdos e lives, mas durante e após as feiras permitirá o contato entre expositores e visitantes. Também vamos dar uma atenção especial às novas ideias no espaço Ecossistema de Inovação, onde vão ocorrer palestras e outras atividades relevantes para empresas de todos os portes – desde startups até grandes corporações. Essa novidade vai surpreender os visitantes”, garante.

A expectativa, após dois anos sem feiras de grande porte, está alta. “Nesse sentido, a realização conjunta vai ser o grande reencontro nacional do setor. Além das mais de 500 marcas participantes, teremos palestras de temas com relevância a profissionais e estudantes ligados ao universo moveleiro. Tudo isso para que o evento tenha infinitas possibilidades de conhecimento, inovação e bons negócios”, realça Rizzi.

De acordo com o presidente da Movelsul, Vinicius Benini, alguns obstáculos tiveram que ser ultrapassados para a continuidade dos eventos. “O principal desafio foi acomodar os expositores das duas feiras do melhor modo possível. Com diálogo entre as diretorias, trabalho das equipes responsáveis e engajamento dos expositores, conseguimos organizar todos os pavilhões do Parque de Eventos muito bem. Temos certeza de que Fimma e Movelsul deixarão ótimas impressões”, prevê.

Com os números crescentes de positivados com o coronavírus no município e em todo o Brasil, é preciso observar o cenário e proporcionar ainda mais proteção de todos os envolvidos. “As equipes estão trabalhando para a realização presencial das feiras de modo que a segurança de visitantes, expositores e prestadores de serviços seja garantida. Estamos alinhados aos direcionamentos do poder público e do Comitê Técnico Regional Covid-19, além do monitoramento constante da pandemia a nível nacional e global. Essa sinergia nos permite afirmar que sim, as feiras serão realizadas de modo seguro”, frisa.

ExpoBento e Fenavinho

A 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho estão previstas para ocorrer de 9 a 19 de junho, também após dois anos de paralisação do evento. “A organização está permanentemente atenta às recomendações e protocolos das entidades competentes para nortear a realização dos eventos presenciais – cujas programações transcorrerão em conformidade aos mais rígidos padrões para garantir a saúde dos expositores, visitantes e equipes de trabalho envolvidas. O cenário de incertezas e instabilidade foi, sem dúvida, o principal desafio a superar nesse último biênio, exigindo de todas as áreas grande capacidade de se reinventar, buscar novas formas de atuação, de estar próximo do público (expositor e visitante) e se apresentar de forma inovadora diante da também nova realidade”, relata Gilberto Durante, diretor geral da 30ª ExpoBento.

As perspectivas para 2022 também são altas. “A expectativa é de que tenhamos uma feira/festa de sucesso, capazes de ajudar os setores envolvidos na recuperação dos negócios e, também, de oferecer momentos de lazer e diversão à comunidade. Acreditamos e estamos trabalhando para a realização das programações presenciais”, conclui.