O governo federal lançou mais uma medida que visa incentivar a população a economizar energia elétrica nos próximos meses. De setembro a dezembro, consumidores que economizarem entre 10% e 20% em sua conta de luz poderão ganhar R$ 0,50 de desconto por quilowatt/hora poupado no período. O programa é válido para todos os consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Conforme o Ministério de Minas e Energia, para dar o benefício, os recursos vão sair do Encargo de Serviços do Sistema (ESS), uma taxa que já é cobrada nas contas de luz de todos os consumidores. Isso quer dizer que o bônus já foi pago pelos próprios consumidores através do encargo. O governo ainda não informou se o ESS sofrerá algum reajuste para suprir a retirada dos valores.

A medida é considerada uma forma para amenizar os aumentos provocados pela nova bandeira tarifária que deve ficar em vigor até abril do ano que vem, onde a cada 100 quilowatts/hora consumidos, serão adicionados R$ 14,22 na fatura de energia elétrica. O objetivo é arrecadar mais dinheiro para bancar a utilização das usinas termoelétricas, ativadas por causa dos baixos índices de água nos reservatórios. De acordo com o governo, esta é a pior seca dos últimos 91 anos no Brasil.