Por meio do programa Agora, é Avançar, o Governo Federal vai liberar R$ 240 milhões para a conclusão das obras da segunda ponte do Rio Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito na sexta-feira, 24, pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco; dos Transportes, Maurício Quintella; do Trabalho, Ronaldo Nogueira; e da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A ponte começou a ser construída em 2014, mas foi paralisada entre 2015 e 2016. As obras foram retomadas após o presidente da República, Michel Temer, autorizar o aporte de R$ 100 milhões para o empreendimento.

Com 2,9 km de extensão, a nova ponte vai beneficiar cerca de 40 mil motoristas que atravessam diariamente o rio Guaíba. Serão duas faixas de rolamento, com acostamento e refúgio central, 9,4 km de acessos, viadutos e elevados, totalizando 12,3 km de obras.

A previsão é de que a ponte seja entregue até o fim de 2018. O projeto prevê também o assentamento de mais de mil famílias e 35 estabelecimentos comerciais localizados na Ilha Grande dos Marinheiros. A construção das habitações populares será com recursos do programa Minha Casa Minha Vida.