A medida em que o novo coronavírus avança no Rio Grande do Sul, o Governo do RS informou que pretende realizar entre os meses de julho e agosto, três mil testes diários do exame RT-PCR, que identifica o vírus da Covid-19 durante o período em que está ativo no organismo. Atualmente, o Laboratório Central do Estado (Lacen), realiza de 350 a 400 testes diários, além de outros três laboratórios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A ampliação das testagens ocorre após parceria entre o Ministério da Saúde a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na quinta-feira, 2 de julho.

Diferentemente do teste rápido, realizado através da retirada de sangue do paciente, o RT-PCR analisa amostradas retiradas da cavidade nasal e de orofaringe. O tempo de resultado também é mais demorado, cerca de 24 horas.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergamann, o aumento das testagens poderá identificar de forma precoce quem está contaminado, proporcionando o isolamento rápido do paciente e, assim, evitar o contágio em grande escala. “A ampliação da testagem se torna fundamental no contexto atual de evolução da pandemia para que possamos identificar de forma precoce quem está contaminado pelo coronavírus e, assim, possamos isolar essas pessoas. Isso pode reduzir substancialmente a transmissão do vírus e conter o crescimento da curva epidêmica”, explica.

Testes serão realizados em etapas

De acordo com o governo, as testagens serão divididas em etapas e começam na segunda quinzena de julho. Confira:

PRIMEIRA ETAPA
Segunda quinzena de julho

1º grupo de testagem: todos os trabalhadores e residentes de instituição de longa permanência para idosos (ILPIs), sintomáticos ou assintomáticos, a partir da confirmação do primeiro caso.

2º grupo de testagem: todos os trabalhadores de estabelecimentos de saúde, sintomáticos ou assintomáticos, a partir da confirmação de algum caso, incluindo contactantes.

3º grupo de testagem: todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, sintomas respiratórios, dores musculares, perda do paladar ou olfato) residentes na Região Metropolitana, no Norte e na Serra.

SEGUNDA ETAPA
Início de agosto

4º grupo: todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, sintomas respiratórios, dores musculares, perda do paladar ou olfato) residentes nas outras regiões do Estado e contactantes próximos dos casos confirmados de Covid-19 rastreados por meio do aplicativo Dados do Bem.

Foto: Fernando Magalhães/Divulgação