Após sofrer nova derrota junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em razão da suspensão das aulas presenciais, o Governo está reunido na manhã desta terça-feira, 27, para discutir possíveis mudanças nas regras do modelo de Distanciamento Controlado. A reunião de emergência não irá contar com a presença do governador Eduardo Leite que está em Brasília e deverá participar por videoconferência.

A confirmação da reunião foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MBD), através de uma rede social. “Governador @EduardoLeite_ falou comigo por telefone agora, convidando para reunião de emergência logo mais, às 9h30min, sobre novas medidas no sistema de distanciamento controlado e retorno às aulas”, disse o parlamentar.

Em nota, o Governo já havia anunciado que iria buscar medidas para a retomada do ensino presencial. De acordo com as informações, participam também do encontro, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. A organização está sob responsabilidade do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. As primeiras informações de bastidores é que Leite estaria disposto a promover mudanças no modelo vigente, com o objetivo de conseguir retomar com as aulas presenciais, mesmo na bandeira preta.

Na noite de segunda-feira, 26, a Justiça gaúcha negou, mais uma vez, a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. A sentença foi divulgada pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), que manteve a decisão de 1º grau e negou o recurso do governo estadual para a retomada das aulas presenciais no RS.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini