Na última terça-feira, 11 de janeiro, a Secretaria da Saúde (SES), juntamente com o Gabinete de Crise, realizou uma reunião para definir novas orientações quanto ao isolamento de pessoas infectadas com o vírus da Covid-19. Os dez dias previstos anteriormente, agora, podem ser reduzidos até cinco, dependendo da situação daqueles infectados.

Além disso, pessoas que residem junto com uma outra que tenha confirmação da doença não precisam mais permanecer juntas em isolamento domiciliar.

Novas condutas de isolamento para casos positivos de Covid-19

Pessoas sem esquema vacinal completo

Para esse grupo que ainda não completou o esquema vacinal, as medidas preveem isolamento domiciliar de dez dias, a contar do início dos sintomas. Caso o indivíduo sinta febre persistente, deve procurar novo atendimento, sempre reforçando o uso de máscaras.

Pessoas com esquema vacinal completo e assintomática

O isolamento domiciliar para esse grupo de pessoas é de cinco dias e caso haja surgimento de sintomas durante esse período, deve-se buscar atendimento médico. O uso de máscara deve ser reforçado, principalmente pelos próximos dez dias após confirmação da contaminação.

Pessoa com esquema vacinal completo e sintomática

Esse grupo de pessoas deverá realizar isolamento domiciliar de sete dias, contando após início dos sintomas. Da mesma foram que as demais, caso haja apresentação de febre e sintomas durante período de isolamento, o indivíduo deve buscar atendimento. O uso de máscara deverá ser reforçado por dez dias após começo de sintomas.