O governo do Estado encaminha na próxima semana à Assembleia Legislativa, o projeto que visa buscar o aval dos deputados estaduais à adesão ao Plano de Recuperação Fiscal. Também integram o pacote, as três propostas de emenda constitucional, visando, de forma individual, acabar com a necessidade de realização de plebiscito antes de definir o destino da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás, e propostas relativas a ações na segurança pública. Entre elas, a criação de órgão específico para tratar da área prisional no Rio Grande do Sul.

A expectativa é que os projetos sejam enviados em regime de urgência e irão integrar a pauta da convocação extraordinária da Assembleia, que ocorrerá na semana entre o Natal e o Ano Novo. A intenção do Piratini era a de assinar o pré-acordo com a União e somente depois encaminhar ao Legislativo o projeto de autorização à adesão, mas o cronograma teve de ser modificado.

O governo quer evitar o risco de que, especialmente o projeto envolvendo a transação com o Planalto, acabe retirado da pauta por articulação de partidos da oposição e dos chamados independentes com apoio de eventuais dissidentes da base aliada que tenham resistências à iniciativa.