O governo deve antecipar o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), deve ser antecipado para os meses de abril, a primeira parcela, e maio, a segunda. Ainda não está confirmada a intenção, mas há uma minuto de decreto, que propõe a medida. O objetivo do governo é movimentar a economia do país. Cerca de 33 milhões de pessoas devem receber um total de R$ 66 bilhões.

Dinheiro que deve incentivar o consumo e aquecer setores como comércio e turismo, por exemplo. Somente no Rio Grande do Sul, o valor com a antecipação chega a R$ 5 bilhões.

Normalmente, aposentados e pensionistas do INSS já recebem o 13º salário mais cedo. Enquanto, para os trabalhadores do setor privado, o dinheiro costuma cair na conta em novembro e dezembro, para quem recebe da Previdência ele costuma ser pago em agosto e novembro. No ano passado, porém, os pagamentos foram antecipados para maio e junho.

Têm direito ao abono todos os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido, em 2024, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.