Objetivo é conscientizar a população sobre a importância de verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa.

Para mobilizar a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Saúde lançou na quinta-feira, 12, uma campanha publicitária com o tema: “E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”.

A campanha reforça a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, com a chegada do período chuvoso. A peça publicitária será veiculada na televisão, no rádio, na internet e em outros meios de comunicação.

Esse ano o lançamento da campanha foi antecipado para setembro para manter a mobilização nacional durante todo o ano. Em anos anteriores, a ação começava a partir de novembro, período de chuva e calor em quase todo o país, portanto, com maior incidência das doenças. “O começo em setembro é o correto. Estamos chamando a atenção da população: olha, o período de chuvas vem ai. É diferente de dizer que choveu e sua cidade já está com índice [de casos de doenças]”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Com a antecipação, o Ministério da Saúde mobiliza os gestores locais para adiantarem as ações estratégicas no combate ao mosquito.

Casos de dengue, zika vírus e chikungunya

De janeiro a 24 de agosto de 2019 foram registrados 1.439.471 casos de dengue no país, um aumento de 599,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta semana.

Neste ano foram confirmadas 591 mortes em decorrência da doença. Minas Gerais é o estado com maior incidência de dengue, seguido por Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Os casos de zika tiveram aumento de 47,1% este ano registrando 9.813 casos. Em 2018, foram 6.669. Neste ano, foram confirmados duas mortes por zika. Em relação à chikungunya, os casos chegaram a 110.627 no período analisado. No ano passado foram 76.742. Em 2019 foram confirmados laboratorialmente 57 mortes decorrentes da doença.

Prevenção

A população é parte fundamental para evitar a reprodução e proliferação do mosquito Aedes aegypti. Então é importante verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa. Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é fundamental para evitar pequenas poças de água.

Fonte: Governo do Brasil