Em um novo vídeo publicado nas redes sociais, publicado na quarta-feira, 24, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez um novo apelo a prefeitos para o cumprimento das restrições impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado desta semana. Segundo o chefe do Executivo gaúcho, a ocupação de leitos continua em estado crítico, com crescimento diária e sem perspectivas de redução em um curto espaço de tempo. Na manhã desta quinta-feira, 25, o sistema de monitoramento de leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), mostrava que a taxa de ocupação beirava os 90%.

Nesta quinta, Leite se reúne com representantes da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para debater o retorno do modelo de cogestão. Leite alertou para a falta de recursos humanos, caso a situação saia do controle e pediu o apoio dos gestores municipais nesta fase, considerada a pior desde o início da pandemia. “Os prefeitos sabem também que a expansão do sistema de saúde tem um limite, especialmente nos recursos humanos. E gestores comprometidos que são os prefeitos, eles certamente estão recebendo os relatos por parte das suas estruturas de saúde sobre o nível crítico da demanda por internações”, disse.

Em reunião na segunda-feira, 22, com a Famurs e associações regionais, a maioria dos prefeitos e representantes das prefeituras pediram a manutenção da cogestão regional do Distanciamento Controlado. “A cogestão que nós criamos foi uma ferramenta para gerar engajamento, e não para terceirização de responsabilidades”, enfatizou Leite.

O chefe do Executivo estadual pediu aplicação rigorosa dos protocolos em vigência, devendo ser aplicados na proporção da gravidade que o momento exige. “Não é o decreto do governador que vence a pandemia. É a consciência coletiva de que o momento é crítico e que precisamos, todos, estar juntos”, garantiu o governador.