O governador do Estado, Eduardo Leite, apresentou na manhã desta terça-feira, 21, um novo plano de distanciamento social controlado que deverá ser implantado na sexta-feira, 1º de maio. Na nova proposta, atividades poderão ser retomadas de acordo com a região do Estado e a atividade econômica, que serão monitoradas e avaliadas de acordo com a evolução do novo coronavírus e a capacidade da rede de saúde em cada região.

Conforme o governador, a avaliação ocorrerá por um sistema de bandeiras, o que, segundo ele, poderá auxiliar na tomada de decisões, quanto a reabertura de estabelecimentos e a retomada das atividades em determinada localidade. Segundo o plano, as bandeiras serão dividas em verde, amarela, laranja e vermelha, esta última, considerada como o mais alto grau de risco.

Clique aqui e acesse o documento com o Modelo de Distanciamento Controlado no RS

O novo plano foi apresentado por videoconferência para o secretariado e diferentes setores da sociedade na noite de segunda-feira, 20. Com base nas informações levantadas pelo chefe do Executivo gaúcho, todos os participantes poderão encaminhar sugestões até a quinta-feira, 23. Para 28 de abril, está prevista uma nova apresentação do modelo de distanciamento social controlado. “Estamos fazendo um esforço para que tenhamos um modelo de distanciamento que seja mais sustentável. Uma vez que conviveremos com esse vírus por um longo período, precisamos dessa sustentabilidade que permita que consigamos proteger a vida e, de outro lado, mantermos a atividade econômica, gerando riqueza. Esse é o equilíbrio que buscamos, que só é possível porque, agora, temos mais dados e informações”, reforçou o governador.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini