Uma onda de golpes que envolvem alvarás expedidos pelas prefeituras, levou os municípios de Carlos Barbosa e Garibaldi a emitirem comunicados informando sobre a prática criminosa. De acordo com as informações, os golpistas se apresentam a estabelecimentos comerciais como fiscais da Vigilância Sanitária Municipal e informam sobre uma falsa visita para inspecionar o local. Segundo as autoridades, os criminosos ainda informam que a vigilância estadual também se fará presente no momento da visita.

Após o contato ao estabelecimento, os golpistas informam sobre o pagamento de uma taxa referente ao falso alvará, feita por meio de Pix. No entanto, a cobrança é ilegal e criminosa, uma vez que não existe nenhum inspeção seguida de cobrança.

Em nota, a secretaria da Fazenda de Garibaldi informou que qualquer boleto de cobrança de taxa oficial é gerado pela Caixa Econômica Federal e que não há possibilidade de pagamento via PIX. “Caso o cidadão receba algum tipo de contato nesse sentido, não deve, em hipótese nenhuma, efetuar a transação solicitada. Importante, também, comunicar a Secretaria da Fazenda do município”, diz o comunicado.