Uma pessoa que se considera muito família, proativo, comprometido e dedicado em tudo que faz. Um canceriano que adora uma “muvuca”, mas que também gosta da calmaria. Assim é Giovani Francisco dos Santos, um homem que leva sua vida e seus dias se espelhando nas pessoas que mais admira.

Bento-gonçalvense, filho de Altair Francisco dos Santos e Neurilze Maria Marinello dos Santos, ele destaca, com orgulho, a trajetória dos pais. “Meu pai saiu do interior de Anta Gorda e minha mãe do interior de Cotiporã. Se conheceram em Bento e fizeram a vida aqui. Tiveram muitas dificuldades, mas digo sempre que eles abriram a passagem e asfaltaram para que eu pudesse caminhar. Eles estão sempre comigo e tenho um amor incondicional por ambos”, revela.

Por conta do trabalho de seus pais, Giovani foi criado pelos avós maternos, Natal e Santina Peruzzo Marinelo, mas nunca deixou de conviver um dia sequer com seus genitores. “Fiquei com eles até por volta dos 14 anos. São pessoas que tenho uma paixão tremenda, tanto os avós maternos, que me cuidaram com muito carinho, quanto os paternos, Gema Piva e Antônio Francisco dos Santos, que também admiro muito”, lembra.

Para ele, os principais pilares ensinados por sua família foram crescer, estudar e trabalhar. “Nunca tive de tudo, mas tive o necessário. O que podiam me dar, tanto meus avós, quanto meus pais, eles sempre me deram. Entretanto, a educação, o carinho e o cuidado fizeram a diferença em minha vida. Sempre tive muito apoio familiar e acho que hoje em dia está em falta isso, pois muitas crianças estão com um nível de carência grande”, pontua.

Ao seu lado, além de sua família de sangue, está a noiva, Michele Ferronatto. “Ela é uma pessoa maravilhosa, trabalhadora, dedicada e esperta. Um ponto positivo de nossa relação é que somos muito unidos”, conta.

Porto seguro

Cada pessoa pode navegar por livre e espontânea vontade, seja por águas calmas ou tortuosas. Entretanto, sempre terá uma base para ancorar seu navio quando necessário. O porto seguro de Giovani são dois: o avô e o pai. “São os meus alicerces, pessoas que levo como exemplo para a minha vida. Meu avô nunca bebeu, nunca fumou, era um ótimo chefe de família. Fazia mais pelos outros do que para ele mesmo. Se alguém ou algum vizinho precisasse, ele largava tudo e ia ajudar. Meu pai é uma pessoa que marca muito pela história dele, de sair do interior e vir para a cidade grande, construir o que construiu, montar o que montou, ser o marido que é para minha mãe e o pai que é para mim. Com ele sei que posso contar e conversar sobre tudo o que passa em minha vida e tenho certeza que sempre que precisar, ele vai dar o ‘pitaco’ dele”, reflete.

Profissional

Giovani é formado em Educação Física, tanto bacharelado quanto licenciatura; pós-graduado em biomecânica, cinesiologia e fisiologia e possui MBA em Coaching Esportivo. Além disso, para aprimorar ainda mais seu conhecimento na área, cursa Fisioterapia. Atualmente, trabalha na Pró-Saúde Espaço Personal, localizada na avenida Planalto. Para ele, o ponto alto de sua carreira é o agora. “No decorrer de minha caminhada, tive ajuda de muitas pessoas nas academias em que atuei e aprendi muito em cada uma delas. Desde 2020 estou aqui, nesta casa que tão bem me acolheu e onde aprendo diariamente. Considero que esse é o ponto alto da minha profissão, mas, claro, visando novos”, explica.

Para se manter alinhado

Além de ser profissional na área da educação física, ele pratica atividades físicas diariamente. Porém, os cuidados não param por aí. “Gosto de dar aquela passadinha no barbeiro para ficar alinhado, me vestir bem, me sentir bem. Procuro me regrar na alimentação, levo comigo aquele ditado do descascar mais e desembalar menos”, pontua.

Para ele, a percepção do homem na atualidade mudou. Hoje em dia ele se cuida e se valoriza mais. “Antigamente a maioria voltava do trabalho, tomava banho, passava perfume e estava pronto. Hoje em dia, se vejo que estou com o cabelo muito grande, ou a barba desparelha, já procuro resolver. Gosto de passar um creme no rosto e usar um bom perfume. Acredito que você se sentir bonito e atraente te deixa uma pessoa mais feliz, então, tento sempre pensar, me portar, me vestir ou fazer algo que me sinto bem. É por mim e para mim, não para os outros”, salienta.

Favoritos

Saúde: como sou profissional da educação física, tudo que está envolvido nessa parte é importante. Não sou nenhum alucinado por dieta, faço de segunda a sexta, mas no final de semana me permito. Além de me encontrar na musculação, sou praticante de futebol e de Jiu jitsu. Neste último, quando subo no tatame é um momento meu. É onde esqueço dos problemas, das reclamações, das cobranças, de uma conta. É quando a mente fica vazia; um instante que tiro pra mim;

O que gosta de fazer nas horas vagas? Praticar Jiu Jitsu, jogar futebol, frequentar pubs. Um local que me sinto em casa aqui em Bento é a Lapa. Também gosto de sair com os amigos, com a família, e viajar quando posso;

O que te faz rir? Estar com meus amigos e com a família. Os momentos de lazer e descontração. Quando estou em uma roda de amigos, relembrar as coisas do passado;

Inspirações: hoje em vida é meu pai, pelo homem que é, pelo chefe de família e pelo que faz pela família e por mim. E um que já não está entre nós é meu avô, que só se dedicou a família e a comunidade.