As investigações acerca da morte de Andressa Weber Erbice, de 24 anos, morta por disparos de arma de fogo na noite de segunda-feira, 21 de maio, no bairro Santo Antão, apontaram que a ex-companheira do homem com quem a vítima se relacionava foi a mandante do crime. As informações foram reveladas na manhã desta quarta-feira, 25, pelo delegado de Polícia Álvaro Becker, em entrevista coletiva aos órgãos de imprensa em Bento Gonçalves.

De acordo com Becker, Andressa, foi alvejada com cinco disparos de arma de fogo. Segundo as investigações, a vítima estava com seu companheiro em uma residência, quando um menor chegou ao local e exigiu que Andressa abrisse a porta. Foi então que ao atender o indivíduo, a gestante foi surpreendida com os disparos, vindo a cair sobre um colchão, sendo socorrida até o hospital, porém, Andressa e a criança não resistiram.

Durante as investigações, o companheiro da vítima prestou as informações, porém, após os depoimentos, sua participação no crime foi descartada. Segundo o delegado Becker, as provas concretas apontam que a ex-companheira do homem que estava na casa com Andressa foi a mandante do crime, responsável pela contratação do menor que efetuou os disparos contra a gestante. “Foi um conluio entre várias pessoas que motivaram esse crime bárbaro na cidade. A motivação foi passional. A mandante do crime era ex-companheira do homem que estava com Andressa. A acusada se sentia abandonada pelo rapaz que preferiu ficar com a vítima e, com isso, ocorreu o crime bárbaro em Bento”, afirma.

Conforme Becker, Andressa já vinha sofrendo ameaças da mandante. O delegado afirma ainda que a vítima disse a conhecidos que temia por ela e pela criança que estava esperando.

O adolescente, suspeito de ser o autor dos disparos já tinha passagens pela polícia em Caxias do Sul. Os demais envolvidos possuem crimes, considerados leves, registrados em Bento Gonçalves. “Foi um fato motivado pela paixão dessa mulher”, garante.

O veículo utilizado no crime, em situação de furto, foi apreendido em um bairro da cidade pouco depois da fuga dos suspeitos e encaminhado à perícia.

Segundo Becker, a investigação conseguiu reunir todos os envolvidos através dos registros telefônicos realizados no dia do homicídio e também pelas contradições em alguns depoimentos. “Com essas colocações na cena do crime, a gente conseguiu direcionar a investigação e indiciá-los como autores, mandantes, executores e co-autores do crime. Todos possuem vínculo familiar com a mandante”, observa.

A mandante do crime foi indiciada por duplo homicídio qualificado, em virtude de Andressa estar grávida, de modo torpe, sem chance de defesa da vítima, considerado, segundo Becker, como crime hediondo.

Um pedido de internação do menor, autor dos disparos, foi realizado, no entanto, a polícia ainda aguarda a decisão da Justiça. Os demais envolvidos irão responder o processo em liberdade. “Nenhum envolvido confessou envolvimento no crime. Todos combinaram de negar sua participação”, explica Becker.

Relembre o caso

A jovem, grávida, foi atingida por disparos de arma de fogo na noite de segunda-feira, 21, no bairro Santo Antão, depois que indivíduos desceram de um veículo Gol, cor branca, placas de Veranópolis, que estava em situação de furto/roubo e foram em direção a uma residência localizada na rua Plauto de Abreu, por volta das 21h e efetuaram diversos disparos de arma de fogo em direção a porta da residência onde Andressa morava. Após os disparos, os criminosos embarcaram no carro e fugiram em direção ao bairro Botafogo. A vítima foi socorrida com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada em estado gravíssimo ao Hospital Tacchini, onde ocorreu uma cesariana de emergência. A jovem acabou falecendo e a criança havia sido internada na UTI Neonatal.

De imediato, viaturas de serviço policial iniciaram as buscas no bairro Botafogo, onde uma guarnição da Patrulha Escolar visualizou o veículo suspeito deslocando sentido Botafogo/Cidade Alta, que ao perceber a aproximação da viatura fugiu em alta velocidade em direção a BR-470. Os policiais iniciaram o acompanhamento até que na rua Adelaide Basso Pasquale, bairro Tancredo Neves, onde os dois tripulantes abandonaram o veículo, fugindo a pé por um beco. De acordo com a Brigada Militar (BM), o veículo havia sido furtado na cidade de Veranópolis no sábado, 18.

Após uma cesariana de emergência realizada na jovem Andressa Weber Erbice, de 24 anos, que acabou falecendo, após ser ferida com disparos de arma de fogo,  a bebê, que havia nascido com vida e encaminhada para a UTI Neonatal do Hospital Tacchini acabou falecendo na manhã desta quarta-feira, 22, por insuficiência respiratória, devido a prematuridade. A confirmação da morte da menina, que nasceu com apenas sete meses de gestação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Casa de Saúde às 6h20min.