Pelo menos três gatos foram encontrados mortos no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves. O fato ocorreu entre os dias 1º e 2 de abril. A suspeita é de que os animais tenham sido vítimas de envenenamento.

Conforme a dona de um dos felinos, que reside na rua Elza Morbini, seu animal de estimação e outros dois gatos de uma vizinha morreram após ingerirem veneno. Segundo ela, a suspeita do crime é decorrente da forma como o animal foi encontrado, agonizando e espumando pela boca.

Devido a rapidez dos efeitos do veneno, o felino morreu antes de receber atendimento veterinário. O animal convivia com a família há anos.” Ele estava na família há anos. Meu filho está inconsolável, perdeu o amigo dele,” desabafa.

No Brasil, não há uma legislação específica que trate exclusivamente do envenenamento de gatos. No entanto, a prática pode configurar crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Essa lei estabelece pena de detenção de três meses a um ano, e multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O envenenamento de animais pode ser enquadrado nessa categoria, pois é uma ação que causa sofrimento e morte de forma cruel e desnecessária.

Foto: Arquivo Pessoal