Meus “netos” felinos são uma parada. Passoca (também conhecido como Pançoca, por causa da pança caída) e Batata (o de dentinho sobressalente) convivem em harmonia com minhas “netas” caninas Shakira e Beyonce. Inclusive o primeiro costuma dormir com esta última de conchinha, meio que contrariando as leis da natureza. Mas, durante o dia, enquanto as “garotas” ficam no chão, os “meninos” escalam as alturas no AP do quarto andar, o que exigiu a instalação de rede nas janelas e adjacências.

Toda vez que vou por aquelas bandas, a dupla de baixo me arranha as pernas disputando colo e atenção, e a dupla de cima me empurra ao banheiro. Relaxem! Estes gatos peludos não são degenerados. Só adoram água. E eu, pra variar, não consigo dizer “não” aos seus miados, assim como não consigo dizer “não” aos pedidos dos netos humanos. Então abro a torneira deixando um filete de água caindo para eles brincarem. Dia desses, inclusive, me esqueci de fechar o registro… Ainda bem que a pia não estava tampada.

Amo os cães, mas são os gatos e sua incrível personalidade que me instigam. Por isso a notícia que ouvi na semana passada me deixou, no mínimo, em estado de alerta. Vou reproduzir a história acrescentando os detalhes.

O fato ocorreu na Inglaterra. Umber, uma gatinha ousada e inteligente de um ano, costumava quebrar o tédio inventando passatempos. Um deles era abrir a torneira da pia do banheiro. Até aí tudo bem, porque, no máximo, o que poderia acontecer era um aumento da taxa de água. A não ser que a safadinha desenvolvesse outra habilidade…

No dia fatídico, Yasmin, a namorada do dono da casa, deu uma saidinha de trinta minutos para comprar comida, tempo suficiente para Amber se tornar mundialmente conhecida com sua travessura: fechar o ralo e abrir a torneira. Não houve dúvidas quanto a autoria do crime, já que uma filmagem anterior mostrou a gata treinando a operação.   

 A casa em estilo chalé ficou inundada, com água caindo do teto e se espalhando em todos os cômodos e se infiltrando nos móveis. Por sorte, o telhado não caiu, mas o assoalho ficou totalmente arruinado.

O que mais surpreendeu Yasmin foi a falta de remorso de Amber, que “estava sentada na porta da cozinha, batendo as patas na água, alegremente, como se fosse uma grande diversão”.

“Fala sério, moça”, há diversão maior do que isso para uma gatinha endiabrada?!