Decisão será tomada em votação presencial nesta terça-feira, 1º de junho, na Escola Atílio Tosin, das 17h30min às 20h

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Atílio Tosin, em Garibaldi, poderá tornar-se a primeira escola cívico-militar do município. A informação foi divulgada na segunda-feira, 31 de maio, através de comunicado do Governo do RS. A instituição, localizada no bairro São Francisco, foi uma das selecionadas para a implantação do programa estadual. No entanto, para que o local receba o suporte dos militares, é necessário aprovação dos pais, professores, direção e funcionários. Para isso, uma votação presencial está marcada para ocorrer nesta terça-feira, 1º de junho, a partir das 17h, seguindo todos os protocolos sanitários.

Para o prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, a possibilidade de implantação de uma escola cívico-militar no município deve ser discutida e construída junto com a comunidade escolar. “É uma oportunidade de ofertar uma nova experiência, mas que já apresenta resultados muito interessantes”, destaca.

Ainda na segunda-feira, 31 de maio, Carniel e a secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa realizaram uma audiência pública online com a comunidade escolar para esclarecer as diretrizes do programa. O encontro contou com a participação do coordenador estadual das escolas cívico-militares, Marcelo Dornelles dos Santos.

Caso haja interesse em implantar o modelo na cidade, a prefeitura deverá encaminhar toda documentação para avaliação da Secretaria Estadual de Educação e, posteriormente, caso seja aprovada, a publicação é feita no Diário Oficial do Estado.

Escola Cívico-Militar

Segundo o programa estadual, o principal objetivo da Escola Cívico-Militar é atuar preventivamente na identificação de problemas, que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento, promovendo condições que permitam um ambiente adequado, facilitador para aquisição de conhecimentos.

Além disso, acompanhar, proteger e auxiliar alunos e professores, não admitindo ações de qualquer natureza, que possam colocar em perigo à dignidade e segurança de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da Escola Municipal Atílio Tosin.

Os monitores que atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional serão reservistas aposentados que passarão por processo seletivo criterioso para atuar no programa.

Foto: Bruno Milan / Divulgação